Anadia/AL

10 de agosto de 2025

Anadia/AL, 10 de agosto de 2025

Ciro Gomes confirma volta ao PSDB depois de 28 anos

Após sequência de fracassos eleitorais, Ciro e tucanos se unem de olho em 2026.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 10 de agosto de 2025

P

Brenno Carvalho - Agência O Globo

⚫ Por Yuri Ferreira

Ciro Gomes é o mais novo filiado do PSDB, informam veículos cearenses neste sábado (9). O ex-governador do Ceará, ex-ministro dos governos Lula e Itamar e quatro vezes derrotado como presidenciável decidiu sair do PDT e ingressou na sigla dos tucanos visando uma candidatura ao governo do Estado do Ceará em 2026.

O PSDB passa por uma forte crise de identidade e eleitoral após desempenhos fracos desde as eleições de 2018. Perdendo protagonismo para legendas como PSD e União Brasil pela via de centro e pelo bolsonarismo pela via da extrema direita, atualmente tem apenas um governador, 14 deputados federais e 3 senadores.

Ciro costurou a filiação junto a Tasso Jereissati, histórico tucano cearense e também ex-governador do Estado, uma das últimas figuras do partido com projeção nacional.

Ferreira Gomes foi filiado ao PSDB entre 1990 e 1997 e agora se soma a Aécio Neves, Beto Richa e Eduardo Riedel (atual governador do MS).

A ideia de Gomes é constituir suas chances eleitorais após a hecatombe de 2022, quando conseguiu menos de 4% para os votos à presidência da República e perdeu no primeiro turno em seu principal reduto eleitoral, o Ceará.

Em 2017, Ciro Gomes criticou o PSDB por defender “o cadáver político do Aécio, que não tem saída”. “Morreu, o que faz com o cadáver é enterrar”. Ele também afirmou  que o partido, à época na base de Michel Temer, iria “fazer campanha situacionista, segurar a alça do caixão de um governo que tem 3% de aprovação. Vai deixar para véspera da eleição para sair e ficar com justa estigma de oportunista”.

⚫ Revista Fórum

Mantenha-se Informado ( a )
Curta e Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress