A Agreste Saneamento, operação da Iguá Saneamento, completou no mês de abril 12 anos de atuação em Alagoas. Desde 2012, cerca de 370 mil alagoanos são beneficiados através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal), onde a empresa atua na região agreste do estado para adução, captação e tratamento de água, que é distribuída à população pela CASAL. Ambas colaboram entre si para a melhor qualidade de vida das comunidades que atendem.
Ao longo da trajetória da PPP, algumas ações vêm marcando um trabalho que se desenvolve ano após ano. Exemplo disso foi a construção do Sistema Adutor do Agreste (SAA) que aumentou a produção de água tratada para a região, beneficiando diretamente os 10 municípios atendidos.
Em seu escopo de trabalho, a Agreste Saneamento atuou também na recuperação e aprimoramento do Sistema Coletivo do Agreste (SCA), criado em 1970 e ligado à Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia, em São Brás. Hoje, os sistemas contam com equipamentos de primeira geração e atuam em conjunto em benefício a população agrestina.
Para Luiz Cavalcante, Diretor-Presidente da Casal, a Parceria traz benefícios sociais e econômicos, a medida em que corrobora para saúde e qualidade de vida da população.
“Ter uma empresa como a Agreste Saneamento, como parceira no comprometimento técnico e no excelente desempenho operacional em todos estes 12 anos, é de fato uma grande conquista para o Estado de Alagoas. Mais uma prova de que a parceria entre público e privado pode render ótimos resultados.”, afirma.
A diretora geral da Agreste, Angela Lins, explica que a parceria com a Casal é fundamental para que a população tenha acesso à água de qualidade, mas principalmente para o desenvolvimento do estado através de seus índices sociais, econômicos, empregabilidade e no avanço da universalização do saneamento básico.
“Ao longo dos anos temos investido fortemente para aprimorar nossa atuação, com melhorias em sistemas de gestão, sistemas operacionais, em práticas sustentáveis e em inovações que são pioneiras em todo o Brasil. Soma-se a esse esforço um trabalho de confiança, de parceria e alinhado para buscar o melhor dentro do escopo do saneamento básico. Acredito que essas são as chaves da trajetória de sucesso que a Agreste e a Casal têm trilhado em Alagoas”, pondera Angela.
Periodicamente, as duas empresas realizam ações de fiscalização, visando diminuir o número de ligações clandestinas e inativas, para garantir a eficiência do abastecimento na região atendida. Somente no mês de abril de 2024, foram encontradas 60 irregularidades no consumo da água em diversos bairros na região de Arapiraca.
A Agreste Saneamento tem na sustentabilidade um de seus pilares fundamentais e se destaca por suas práticas ambientalmente responsáveis no processo de tratamento de água. Adotando uma abordagem integralmente sustentável, a empresa gerencia cuidadosamente a água em suas estações de tratamento, utilizando um sistema de circuito fechado que permite o reaproveitamento do recurso. Além disso, todos os resíduos gerados são aproveitados de forma consciente: o lodo resultante é utilizado na produção de tijolos ecológicos e, atualmente, também será destinado para revitalização da Área de Proteção Ambiental Jurema, em Arapiraca, enquanto os bags são destinados à agricultura, através do projeto Agreste Rural.
A Parceria Público-Privada entre as duas instituições tem rendido bons frutos às comunidades da região agreste do estado de Alagoas. Tantas ações sustentáveis, sociais, operacionais e de fiscalização, corroboram para a melhor qualidade de vida da população agrestina atendida pelo contrato.
Fonte: TNH1