Alagoas deve registrar a maior temporada turística de sua história em 2026, com salto recorde no fluxo de visitantes por via aérea, marítima e terrestre. Segundo a Secretaria de Estado do Turismo, o movimento no Aeroporto Zumbi dos Palmares deve crescer 25%, enquanto a oferta de assentos internacionais terá expansão de 189%. Com ocupação hoteleira prevista para chegar a 90%, a alta temporada pode injetar até R$ 2,8 bilhões na economia alagoana.

A secretária de Turismo, Bárbara Faustino Braga Gatto, afirma que o estado se prepara para viver “a melhor e maior temporada da história de Alagoas”. Segundo ela, o fluxo no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares tem expectativa de crescer 25%, chegando a 1.300.000 pessoas. Já a oferta de assentos no mercado internacional deve registrar aumento de 189%.

No Porto de Maceió, Bárbara destaca que haverá novamente uma temporada estendida até abril, com 35 paradas, representando um crescimento superior a 12% em relação à temporada 2024/2025. Somados aos fluxos terrestres e à ocupação hoteleira de Norte a Sul, que deve atingir 90%, os números projetam uma injeção econômica de R$ 2,8 bilhões.

Sobre a ampliação da malha aérea, a secretária informa que o estado vem consolidando a expansão das operações nacionais e internacionais. Para a temporada 2025/2026, estão confirmadas 223 operações internacionais, com mais de 40 mil assentos ofertados por mercados estratégicos como Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Montevidéu, Lisboa e Porto, além de conexões operadas por TAP, Flybondi, Gol, HiFly, Ola e Be The World. “Somente na alta temporada teremos um incremento de 189% no que concerne aos assentos destinados do mercado argentino para Alagoas, em comparação com o mesmo período anterior”, ressalta.

No mercado doméstico, Alagoas contará com 50 voos semanais extras partindo de 12 cidades brasileiras, operados pela Azul, incluindo importantes destinos do interior. A secretária afirma que esse avanço resulta de “um esforço contínuo do Governo de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, com investimento público e planejamento integrado”. Segundo ela, o objetivo é “impulsionar a economia, fortalecer a cadeia produtiva do turismo e gerar cada vez mais oportunidades para os alagoanos”.

Bárbara também garante que o estado está preparado para receber o fluxo recorde de visitantes. “Alagoas é um estado pronto para receber turistas, tanto no que tange à infraestrutura turística com produtos e atrativos formatados, quanto ao atendimento qualificado e à sinalização que confere segurança rodoviária e facilidade no acesso às sete regiões turísticas de Alagoas”, afirma. Ela reforça ainda que o destino possui “uma das redes hoteleiras mais modernas e diversificadas da região Nordeste”.

Com projeções robustas, ampliação da conectividade e infraestrutura consolidada, Alagoas se posiciona para viver seu período mais movimentado e competitivo no cenário turístico nacional e internacional.

ABN C/ Cada Minuto