PUBLICIDADE
Por: Sandro Nascimento
A decisão da Globo de encerrar o vínculo de 50 anos com a TV Gazeta de Alagoas, devido a escândalos envolvendo seu proprietário, Fernando Collor, e também de romper a parceria de 31 anos com a TV Fronteira, no interior de São Paulo, envia um recado claro às demais afiliadas: não importa há quanto tempo dure a relação, a emissora está disposta a encerrar qualquer contrato que contrarie seus princípios editoriais e seu alinhamento ético.
Esse cenário acendeu um sinal de alerta entre outras afiliadas da rede. O NaTelinha apurou que há o receio de que o movimento possa desencadear um efeito cascata, outras emissoras já foram notificadas recentemente pela Globo.
Segundo fontes ouvidas, afiliadas que enfrentam problemas políticos, judiciais ou de conduta ética foram “convidadas” a rever suas práticas diante da possibilidade de sofrer sanções semelhantes.
Troca na Globo
Além disso, no caso da TV Prudente e da TV Gazeta de Alagoas, a Globo não teve dificuldade de substituir o sinal dos parceiros em suas regiões.
Em Alagoas, o canal do Collor foi substituído pela TV Asa Branca, que já tem experiência como afiliada em Pernambuco. No interior de São Paulo, saiu da TV Fronteira e entrou a TV TEM.
O recado com as mudanças é claro: a Globo está disposta a reorganizar sua rede com parceiros mais alinhados com padrão de governança, mesmo que isso implique ajustes técnicos e logísticos. É uma forma de blindar sua marca nacional, especialmente em tempos de polarização política.
Sobre o encerramento com a TV Gazeta, na última sexta-feira (26), a Globo enviou à imprensa o seguinte comunicado: “A partir de hoje, a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas é a TV Asa Branca, que passará a retransmitir o sinal da TV Globo para a região. A TV Gazeta de Alagoas não vai mais transmitir o sinal da TV Globo em função do encerramento da relação contratual existente entre ambas.
A nova emissora garantirá a continuidade na entrega de conteúdo e serviços à população local. Essa mudança reforça o compromisso da Globo em manter uma rede de afiliadas sólida, alinhada com os padrões de qualidade e cobertura que caracterizam sua atuação em todo o país, beneficiando o público e fortalecendo a presença da Globo no estado alagoano”.
Os motivos da Globo na troca das suas afiliadas
TV Gazeta de Alagoas (Fernando Collor)
- A emissora pertence ao grupo de mídia do ex-presidente Fernando Collor, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
- STF autorizou a Globo a romper o contrato, alegando que a estrutura da TV Gazeta foi usada para receber vantagens ilícitas e ocultar sua origem.
- O ministro Luís Roberto Barroso destacou que manter o vínculo com uma afiliada envolvida em crimes violaria princípios constitucionais como moralidade e probidade.
- A Globo substituiu a TV Gazeta pela TV Asa Branca, que passou a retransmitir o sinal da rede em Alagoas.
TV Fronteira (Presidente Prudente, SP)
- A Globo decidiu não renovar o contrato com a TV Fronteira após denúncias de uso político da emissora.
- O proprietário, Paulo Lima, foi candidato a prefeito e teria usado a programação para promover sua imagem, aparecendo positivamente em diversas reportagens.
- A Globo alegou descumprimento das normas editoriais, incluindo declarações discriminatórias veiculadas no canal.
- A parceria foi encerrada em 31 de agosto de 2025, e o sinal passou a ser retransmitido pela TV TEM Bauru, que ampliou sua cobertura para mais de 50 cidades da região.
Redação com Na telinha.Uol
PUBLICIDADE