Por Guilherme Nobre
O CSA continua sendo ameaçado pelo rebaixamento na Série C. Na noite desta segunda-feira (22), no Estádio Mangueirão, em Belém-PA, a equipe azulina perdeu por 2×1 para o Remo e voltou a se aproximar da degola ao fim desta rodada. O confronto foi válido pela 14ª rodada da competição.
O time marujo jogou com um a menos por praticamente todo o 2º tempo, após o zagueiro Matheus Santos ser expulso. Apesar de Tiago Marques ter feito o gol do CSA, Ligger e Ribamar garantiram o resultado para os remistas.
Com o resultado, o Azulão desceu uma posição na tabela e agora ocupa o 14º lugar, com 14 pontos, apenas um a mais que a Aparecidense, atual 17ª. Já o Leão deu um respiro e saltou para o 9º lugar, com 19 pontos.
Na próxima rodada, o CSA terá mais um confronto direto como desafio. No sábado (27), às 19h30, o Azulão encara o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas. No mesmo dia, mas às 17 horas, o Remo joga fora de casa contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC.
PRIMEIRO TEMPO
O confronto começou bem disputado, com as duas equipes buscando o ataque. Com 3min, Giovanni Pavani experimentou de fora e a bola passou com perigo. Em nova construção ofensiva, aos 6min, o Remo foi ainda mais perigoso. Kelvin recebeu o passe no corredor direito e cruzou para Ytalo, que chutou de primeira, mas para fora. Com pouca posse, o CSA demorou para assustar os paraenses.
Aos 11 minutos, em jogada de velocidade, Vitor Leque recebeu e bateu colocado para grande defesa de Marcelo Rangel. Porém, o jogo seguiu bem amarrado, com o Remo sendo mais presente no ataque. Com 18 minutos, o zagueiro Ligger tentou de fora. A bola desviou e quase enganou Yuri Sena, que agarrou com segurança.
A persistência continuou e o Leão tentou de todas as formas. O Azulão, por outro lado, se segurou. Com 31 minutos, a defesa maruja não aguentou. Após cobrança de escanteio pelo setor esquerdo, Rafael Castro raspou na bola e Ligger completou de cabeça, colocando o Remo na frente: 1 a 0.
Com um a mais, o Remo correu atrás do segundo gol. Aos 45, Rafael Castro até marcou, mas o lance foi anulado por falta. O CSA se segurou e saiu para o intervalo com a derrota por um gol.
SEGUNDO TEMPO
O Remo voltou na busca total pelo segundo gol. Com apenas 35 segundos, Cachoeira bateu forte e Yuri trabalhou com uma belíssima defesa. Aos 2 minutos, Ytalo fez o pivô e lançou para Diogo Batista, que finalizou firme, assustando os azulinos.
O Leão era dono das ações do confronto, mas cometeu um erro. O CSA saiu em velocidade e Raphinha recebeu no corredor direito. O camisa 2 cruzou com perfeição e encontrou Tiago Marques, que cabeceou no meio de todo mundo para deixar tudo igual aos 5 minutos.
O empate trouxe novo ânimo para os azulinos, que conseguiram chegar mais vezes ao campo de ataque. Aos 16 minutos, a bola foi lançada em profundidade para Tiago Marques, que dominou na área. O atacante tentou girar para marcar, mas foi travado no momento certo.
Com 33 minutos, a bola cruzada quase gerou o gol do Remo. Rodrigo Alves deu um toque sutil e Yuri Sena defendeu. O goleiro azulino fez a diferença novamente com 39. O cruzamento veio do lado direito e Ribamar arriscou de bicicleta para o arqueiro espalmar. Com 42, outra chance. Marco Antônio recebeu o cruzamento e cabeceou, mas errou a mira.
Nos minutos finais, o CSA apenas se postou na defesa. E o time resistiu bem, até os 45 minutos. Em jogada rápida, a defesa não conseguiu marcar. Ribamar recebeu o passe de Marco Antônio e mandou para o gol: 2 a 1.
O gol desanimou os marujos, que ainda buscaram durante os cinco minutos de acréscimos. Todavia, não deu. Fim de jogo: 2×1 CSA.
FICHA TÉCNICA
Remo – Marcelo Rangel; Diogo Batista; Ligger, Rafael Castro (Marco Antônio) e Raimar; Paulinho Curuá (Matheus Anjos), Jáderson e Giovanni Pavani; Kelvin (Rodrigo Alves), Guilherme Cachoeira (Pedro Vitor) e Ytalo (Ribamar). Técnico: Rodrigo Santana.
Gols – Ligger (REM – 31’/1T), Tiago Marques (CSA – 5’/2T), Ribamar (REM – 45’/2T)
Cartões amarelos – Matheus Santos (CSA), Guilherme Cachoeira (REM), Gustavo Nicola (CSA)
Cartões vermelhos – Matheus Santos (CSA)
Árbitro – Julio Cesar Pfleger (CBF/SC)
Assistentes – Henrique Neu Ribeiro e Alexandre de Medeiros Lodetti (CBF/SC)
Quarto árbitro – Gleika Oliveira Pinheiro (CBF/PA).
Redação Com Gazeta Web