Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Comitê Estadual dos Catadores vai ampliar políticas públicas e valorizar trabalho dos profissionais da reciclagem em Alagoas

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 19 de junho de 2024

y

Foto: Reprodução

As secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizaram, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de posse do Comitê Estadual de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis.

Na ocasião, Lucas Barros, gerente de qualificação da Seteq, apresentou as ações, medidas e planos do programa CataMais, que visam melhorar o desempenho e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Alagoas.

“O projeto CataMais visa o fortalecimento e inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis no estado. Com ele identificamos, capacitamos e estruturamos as organizações de catadores, apoiando-as para o trabalho em rede de comercialização dos recicláveis. A importância desse projeto é de dar visibilidade e dignidade a esses trabalhadores e trabalhadoras que, ao buscarem o seu sustento, também estão cuidando do meio ambiente”, explicou Lucas Barros.

O secretário-adjunto da Seteq, Erik Silveira, ressaltou a importância da posse do Comitê e reafirma o compromisso da pasta com o projeto CataMais, que já recebeu investimentos de mais de R$ 2,5 milhões. “O Comitê é muito importante para dar cada vez mais dignidade e oportunidades para quem trabalha com reciclagem em Alagoas. A Seteq, com o Programa CataMais já fez um investimento de  mais de R$ 2,5 milhões, com a entrega de mais de 30 equipamentos, mais de 800 kits com EPIs e quase 300 fardamentos. Vamos continuar com esse apoio tão importante, agora com os novos membros do Comitê”, afirmou.

O Comitê – O Comitê Estadual foi instituído com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para os catadores de materiais recicláveis em Alagoas. O objetivo é promover a valorização do trabalho desses profissionais fundamentais para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico do estado.

A nomeação dos membros do comitê foi formalizada por meio da Portaria nº 089/2024, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, publicada no Diário Oficial do Estado. A composição inclui representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais, bem como de organizações de catadores de diferentes regiões do estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, destacou a importância do comitê como um instrumento estratégico para a implementação de políticas públicas inclusivas e sustentáveis. “Estamos comprometidos em proporcionar condições dignas de trabalho para os catadores, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e para a economia local”, afirmou o secretário.

Estiveram presentes na posse do Comitê o secretário da Semarh, Gino César; a secretária da Sedics, Alice Beltrão; o gerente de Qualificação da Seteq, Lucas de Barros; o secretário-executivo da Seades, Nelson Tenório; a analista técnica do Sebrae, Agda França; o procurador do Trabalho, Dr. Luiz Felipe dos Anjos; a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Ivanilda Gomes; e o ex-deputado estadual Davi Maia.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens