Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Conheça as mulheres que lideram dois dos maiores bancos no Brasil

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de março de 2024

vv2

Foto Reprodução/Linkedin

Por: Cláudio Gradilone

Elas têm origens e formações diversificadas. São a cara da sociedade brasileira, com seus jeitos, afetos, cores e sotaques distintos. Porém, com algo em comum: em um segmento da economia predominantemente masculino, o mercado financeiro, elas lideram com um sucesso inegável bancos de primeira linha.

Em entrevistas exclusivas à ForbesSylvia Coutinho, CEO do UBS na América Latina e Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, falam sobre suas carreiras, sobre os desafios que enfrentaram ao longo do caminho e dão conselhos às jovens que querem seguir seus exemplos.

Sylvia Coutinho, head do UBS na América Latina

Formada em engenharia agrônoma e pós-graduada em economia agrícola pela Esalq/USP, com um MBA pela Columbia University, Coutinho fez carreira em bancos internacionais. Tem quase quatro décadas de experiência no mercado financeiro. Trabalhou 19 anos no Citi, no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2003, trabalhando em Nova York, mudou para o HSBC, onde passou cerca de dez anos cuidando das áreas de wealth management e asset management na América Latina. Assumiu a presidência do suíço UBS no Brasil em 2013, e foi promovia em julho de 2023, quando passou a dirigir as operações de toda a América Latina, após o UBS ter adquirido o arquirrival Credit Suisse, que ameaçava quebrar pelos problemas na matriz.

Questão do gênero

“Ser mulher algumas vezes atrapalhou minha trajetória profissional. Mas, em retrospecto, mais ajudou do que atrapalhou. Estou convencida que a diversidade sempre vai trazer melhores resultados para os negócios. E é justamente por isso que sempre quero trabalhar com pessoas de gêneros e culturas diferentes.

“No início da minha carreira havia muito mais barreiras e dificuldades do que hoje. Por muitos anos fui a única mulher nas reuniões. Tínhamos que trabalhar em dobro, tanto em quantidade quanto em qualidade, para conseguir competir de igual para igual. Perdi muitas consultas médicas, reuniões importantes de escola, e até aniversario dos meus filhos…

*Redação com Forbes 

Galeria de Imagens