Anadia/AL

29 de dezembro de 2025

Anadia/AL, 29 de dezembro de 2025

Conquistas e reconstrução: o que Marcelo Paz fez no Fortaleza antes de acertar com o Corinthians

Executivo de Futebol do Timão foi peça chave na reconstrução do clube cearense, que saiu da Série C e chegou à final da Copa Sul-Americana, se mantendo na elite do futebol nacional

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de dezembro de 2025

VV6

Por: Mateus Lotif/ Fortaleza EC

Ex-CEO do Fortaleza e presidente da Liga Forte União (LFU), Marcelo Paz é o novo executivo de futebol do Corinthians. O dirigente chega para comandar o futebol do clube após se consolidar como um dos principais gestores do país nos últimos anos.

Marcelo Paz ganhou projeção no futebol brasileiro pelo trabalho realizado no Fortaleza. Foram sete anos seguidos no clube cearense, com passagens por diversos cargos, como diretor de futebol, vice-presidente, presidente e, por último, CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

Dentro de campo, liderou a expressiva reconstrução do Fortaleza, que saiu da Série C, se manteve na elite do futebol nacional e alcançou feitos expressivos no continente. O Tricolor do Pici foi até as oitavas de final da Conmebol Libertadores de 2022 e chegou à final da Copa Sul-Americana, em 2023. Além disso, terminou o Brasileirão na quarta colocação em duas oportunidades, em 2021 e 2024.

Marcelo Paz também foi eleito o melhor CEO da América do Sul pela Confut Sul-Americana e do Brasil pela Confut em 2023.

— Ninguém imaginava. O Fortaleza naquele momento só queria sair da Série C. Foram oito anos seguidos. Ninguém imaginava que em pouco tempo iria para uma Série A, ficar sete anos na Série A. O Fortaleza nunca tinha jogado uma partida internacional oficial. Acho que nem no videogame dava certo. Não estava no mapa, não estava nos planos. Com o Libertadores, nem pensar. É o único clube cearense que até hoje disputou Libertadores — disse Marcelo Paz durante entrevista no Abre Aspas, do ge.

Na temporada de 2025, o Fortaleza até conseguiu se recuperar no segundo turno do Brasileirão, mas não conseguiu escapar do rebaixamento para a Série B. Mesmo após a queda, o Conselho de Administração da SAF do Leão optou pela permanência de Marcelo Paz no cargo de CEO.

Devido ao trabalho realizado nos últimos anos, Marcelo Paz ganhou relevância nos bastidores do futebol brasileiro. Atualmente, é o presidente da Liga Forte União (LFU) e tem bom relacionamento com diversos dirigentes e clubes, incluindo cartolas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O ex-presidente da equipe cearense já havia recebido proposta para assumir o cargo de CEO do Corinthians durante a gestão de Augusto Melo, em 2024. No entanto, negou a oferta na época.

Agora, chega para substituir Fabinho Soldado como executivo de futebol do Timão. A expectativa é de que o profissional esteja nos próximos dias no CT Joaquim Grava para se reunir com a diretoria e iniciar o planejamento de 2026.

Ficha técnica:

  • Nome completo: Marcelo Cunha da Paz
  • Nascimento: 8 de março de 1983, em Fortaleza (CE)
  • Profissão: administrador de empresas, gestor de futebol e palestrante. Foi eleito o melhor CEO da América do Sul pela Confut Sul-Americana e do Brasil pela Confut em 2023.
  • Títulos no Fortaleza: 7 vezes campeão cearense (2015, 16, 19, 20, 21, 22 e 23), campeão da Taça dos Campeões Cearense (2016), campeão da Série B (2018), tricampeão do Nordeste (2019, 22 e 24).
  • Feitos inéditos no Fortaleza: quarto colocado no Brasileirão (2021 e 2024), classificado à Conmebol Libertadores (2021), oitavas de final da Libertadores (2022), finalista da Sul-Americana (2023).

C/ GE 

Galeria de Imagens