A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ouviu de representantes do Conselho Estadual de Mulheres do Rio Grande do Sul relatos de abusos contra meninas e mulheres em abrigos destinados aos atingidos pelas enchentes que assolam o estado gaúcho.
Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o encontro contou com a participação de cerca de 40 pessoas, incluindo representantes de movimentos como o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher,Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, além de parlamentares.
Entre os relatos de abusos, os participantes enfatizaram a falta de canais adequados para denunciar tais casos e pediram a implementação de abrigos exclusivos para mulheres, assim como banheiros separados, além de solicitar doações de itens essenciais, como absorventes, toalhas, roupas de cama, alimentos não perecíveis e colchões.
Em resposta, de acordo com a reportagem, “a ministra disse que vai organizar uma ida de imediato do ministério ao Rio Grande do Sul e uma visita aos abrigos. Nesta quarta-feira (8), fará uma reunião com sua equipe para pensar num grupo de pessoas que ajude no local nas demandas e trabalhe no protocolo com recorte de gênero”.
*Redação com Brasil 247