Anadia/AL

12 de junho de 2024

Anadia/AL, 12 de junho de 2024

Corpus Christi reúne centenas de fiéis em missa e procissão em Anadia

A procissão do Corpo de Cristo atraiu uma multidão assistindo a passagem pelas ruas e orando para Jesus Cristo.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 31 de maio de 2024

447235910_18269633029229374_411402051059772018_n

Procissão de Corpus Christi - Anadia - Foto: Pascom - Adaptação ABN

Por Alberto Costa

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade celebrou, nesta quinta-feira (30), a festa de Corpus Christi, um dos eventos mais importantes do calendário litúrgico católico. A programação iniciou com a celebração da santa missa na matriz 16:00, logo após centenas de fiéis acompanharam procissão que percorreu as ruas do centro da cidade de Anadia. Celebração e coordenação ficou sob a responsabilidade do padre Erik Oliveira.

Vale lembrar que, a celebração do Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo lhe demonstrando seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Tornou-se costume, durante a Festa de Corpus Christi, realizar uma procissão com o Santíssimo Sacramento, numa forma de demonstração pública e comunitária de fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Posteriormente, iniciou-se, em Portugal, a tradição de confeccionar tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento. Essa tradição chegou ao Brasil e é realizada pelos fiéis até hoje.


Corpus Christi – Celebração Padre Erik Oliveira – Foto: Pascom


Corpus Christi – Celebração Padre Erik Oliveira – Foto: Pascom


Procissão Corpus Christi – Foto: Gyan Carlos

ABN – Alagoas Brasil Notícia

Galeria de Imagens