O calendário não para e a 16ª rodada da Série B do Brasileiro tem prosseguimento neste final de semana. A partir das 17 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o CRB volta aos gramados e encara o Ituano, neste sábado (20).
O confronto coloca frente a frente dois clubes em momentos diferentes. O Regatas busca aumentar uma sequência de invencibilidade em casa, enquanto o Galo de Itu quer reencontrar o caminho das vitórias.
CENÁRIO
CRB e Ituano estavam relativamente próximos na classificação, mas isso mudou com o último resultado regatiano. Após vencer o Botafogo-SP, por 4×1, em duelo atrasado da 9ª rodada, o Galo de Campina saltou de 17º para o 13º lugar, com 19 pontos. Dessa forma, já não pode retornar ao Z4 nesta rodada. Fora isso, uma vitória pode colocar a equipe alagoana entre os dez primeiros colocados.
O Ituano, no geral, faz um ano ruim. Somando o rebaixamento no Campeonato Paulista, a equipe pode amargar mais uma queda, se não abrir o olho. No último confronto, perdeu para o líder Santos, por 2×0. Com isso, continua amargando a 19ª colocação, com 11 pontos. Tendo apenas três vitórias em 15 jogos, o sonho da permanência ficará distante, caso não haja uma reação.
CRB
Sem tempo para treinos, o CRB muito mais se recuperou fisicamente nos últimos dois dias do que outra coisa. A equipe entrou em campo na última quarta-feira, por isso apenas trabalhou na quinta e na sexta-feira, sob o comando do técnico Daniel Paulista.
O treinador, inclusive, não poderá repetir a equipe que goleou o Botafogo. O zagueiro Saimon está suspenso, após ter sido expulso. Desta forma, com a nova lesão de Heron, é provável que Gustavo Henrique faça a composição defensiva ao lado de Fábio Alemão. Com exceção de Saimon, não há outros suspensos.
Com as boas atuações recentes, Ryan deve fazer a lateral esquerda, enquanto o recém-chegado Kleiton continuará como ponta direita titular. Por outro lado, o meio-campista Chay ainda não está pronto fisicamente, por isso nem no banco de reservas deve ficar.
A escalação do CRB não deve fugir do padrão tático. Daniel Paulista deve escalar o Galo com: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Gustavo Henrique e Ryan; Falcão, João Pedro e Gegê; Kleiton, Léo Pereira e Anselmo Ramon.
ITUANO
O Galo de Itu passou por algumas mudanças durante o ano, mas as coisas ainda não encaixaram totalmente. Durante a abertura da última janela, a equipe paulista fechou com novos reforços, mas também dispensou jogadores. Vialle, Marcel e Jean Pyerre estão na lista dos que saíram.
Por outro lado, o Ituano já contratou o lateral-direito Marcinho e os zagueiros Xavier e Gui Mariano. Eles aguardam a oportunidade de estrear, mas pelo menos devem ficar no banco de reservas no Estádio Rei Pelé.
O técnico Alberto Valentim terá três retornos fundamentais: o atacante Salatiel, o volante José Aldo e o lateral-direito Léo Oliveira. Inclusive, o trio deve fazer parte da equipe titular.
Do lado dos desfalques, ainda não devem estar disponíveis Thonny Anderson, Yann Rolim, Eduardo Person, Pablo Diogo, Zé Carlos e Lipe Gadol. O lateral-esquerdo Eduardo Diniz tem uma pequena chance de retornar e briga por vaga com Kauan Richard. No gol, a disputa é entre Paulino e Saulo.
O Ituano deve entrar em campo com: Jefferson Paulino (Saulo); Léo Oliveira, Claudinho, Vinícius Poz (Gui Mariano) e Kauan Richard (Eduardo Diniz); Walber, Rodrigo e José Aldo; Miquéias, Vinícius Paiva e Salatiel.
ARBITRAGEM
Do Paraná, o comandante será Lucas Casagrande (CBF/PR). Seus assistentes são Alessandro Alvaro Rocha de Matos (CBF/BA) e Andrey Luiz de Freitas (CBF/PR). O quarto árbitro será o alagoano Márcio dos Santos Oliveira (CBF/AL).
A cabine do VAR será composta por Elmo Alves Resende Cunha (CBF/GO) como árbitro de vídeo principal e Eder Alexandre (CBF/SC), como assistente.
*Redação com Gazeta web