Por Fernanda Medeiros
Em um duelo emocionante e de cinco gols, na noite desta sexta-feira (4), o CRB venceu o Paysandu, de virada, por 3 a 2, pela Série B do Brasileiro, e saiu da zona de rebaixamento. O jogo deu continuidade à 30ª rodada da competição e foi disputado no Estádio Rei Pelé.
Os gols da partida foram marcados por Jean Dias, para o Papão; por Anselmo Ramon, para o Galo, ambos no 1º tempo; por Hereda, o gol da virada do CRB; Labandeira, também do Regatas; por Borasi, para o time paraense, esses no segundo tempo.
Com este resultado, o Galo respira aliviado e é o 14º colocado na tabela, agora com 33 pontos. Enquanto o Papão, também somando 33 pontos, ocupa a 15ª posição, pelo número de vitórias menor que o do CRB. Reveja como foi no YouTube da Gazeta!
O próximo desafio regatiano, na 31ª rodada, será apenas no dia 14, uma segunda-feira, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, contra o Guarany, a partir das 21 horas. E o Paysandu entra em campo na próxima quarta-feira (9), também às 21h, na Curuzu, onde recebe a Chapecoense.
1º Tempo
Logo no primeiro minuto, o CRB teve uma falta a ser cobrada. Gegê bateu forte, mas a bola carimbou a barreira do Paysandu. Aos 3 minutos, o Galo teve uma boa chance de abrir o placar. Após saída errada do Papão, Léo Pereira roubou a bola, entrou na área, mas chutou em cima do goleiro Matheus Nogueira.
O duelo passava dos 5 minutos e os jogadores do Paysandu trocavam passes no campo de defesa. Enquanto o Galo era dono das ações nesse momento e levantava a sua torcida, que compareceu em massa ao Rei Pelé. Aos 10min, em tentativa do Papão, Netinho levou a bola ao campo de ataque e desabou no campo, ao disputar a bola. Ele pediu a falta, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Aos 13min, Anselmo Ramon recebeu no meio, abriu bonito para Labandeira, que disparou e levantou na área do time paraense. A bola passou por todo mundo. O Galo estava meio afobado e errava muitos passes, faltava mais capricho nas jogadas.
Aos 15 minutos, o Papão abriu o placar com gol de Borasi. Mas a jogada foi revisada no VAR e o árbitro anulou, dando impedimento. Mas eis que, aos 20 minutos, o segundo gol feito pelo Papão valeu. E foi assim: Borasi foi lançado em profundidade, deixou Falcão na saudade, invadiu a área e rolou para Jean Dias mandar para o fundo da rede: 1 a 0.
Aos 23 minutos, Anselmo Ramon recebeu a bola dentro da área do Papão, chutou de perna direita, mas Matheus Nogueira segurou. Aos 25min, em falta cobrada por Gegê, ele bateu direto para o gol, mas a pelota esbarrou na barreira. Galo tinha qualidade em campo, mas continuava afobado.
Aos 26min, em cobrança de escanteio, Gegê mandou a bola na pequena área, ela foi desviada no primeiro pau, tocou em jogador do Paysandu, a torcida regatiana pediu o pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. E assim o duelo se encaminhava para os 30 minutos.
Aos 42min, quase o CRB fez o gol da virada. Anselmo Ramon deu um ótimo passe para Léo Pereira, que mandou um chutão, mas acertou a rede pelo lado de fora. O árbitro deu 5 minutos de acréscimos. Aos 47′, quem assustou foi o Papão. João Vieira deu o passe vertical para Jean Dias, que chutou em cima do goleiro Matheus Albino e ele salvou o Galo. E, aos 50 minutos o árbitro terminou o 1º tempo.
2º Tempo
O Papão começou o segundo tempo todo fechado e o CRB pressionava, mas não conseguia achar espaços. Aos 3min, Hereda recebeu junto à bandeirinha, cruzou na área do Paysandu e Léo Pereira chutou de direita, mas acertou a defesa.
Depois do gol, o técnico do Papão passou a fazer mudanças em sua equipe, Isso com o jogo passando dos 10 minutos. Mas não adiantou, pois veio o terceiro gol do CRB, aos 14 minutos. Carlão cortou errado, Gegê foi pelo meio, acionou Labandeira, que só teve trabalho de tirar do goleiro e mandar para o fundo da rede: 3 a 1.
Mas o Papão diminuiu, aos 21 minutos. Val Soares encontrou Ruan Ribeiro livre por trás da defesa do Galo, que rolou para o meio da área e Borasi, com o gol aberto, só fez empurrar para fazer o segundo gol do Paysandu: 3 a 2.
Com esse gol, foi a vez de o CRB fazer mudanças na equipe; e foram logo três. Detalhe na partida foi que o técnico Márcio Fernandes, do Papão, recebeu o cartão vermelho, por reclamação, aos 27 minutos.
O jogo passava dos 30 minutos e estava nervoso para os dois lados. Mas o Galo se segurava relativamente bem. Aos 33′, Ruan Ribeiro fez uma boa jogada pelo lado direito e cruzou por baixo, mas a defesa tirou o perigo da área do Galo.
Aos 37 minutos, o Papão assustou, quando Cazares deixou Esli Garcia cara a cara com Matheus Albino, o jogador chutou para o gol e o goleiro regatiano fez uma defesa milagrosa. Aos 38′, o Galo respondeu. Léo Pereira recebeu no bico da grande área, puxou para dentro e chutou com força, mas foi muito longe do gol.
Aos 45min, após contra-ataque do Galo, Anselmo Ramon abriu para Labandeira, que chegou cansado na bola e rolou para trás. Léo Pereira ainda tentou o chute, mas acabou sendo travado. O árbitro deu 7 minutos de acréscimos. O jogo chegava aos Instantes finais no Rei Pelé e ficava nervoso. E, aos 52′, foi finalizado com a vitória do CRB garantida.
Ficha Técnica
CRB – Matheus Albino; Hereda, Saimon (Gustavo Henrique), Luis Segovia e Ryan (Willian Formiga); Falcão (Rômulo), João Pedro e Gegê (Chay); Labandeira, Léo Pereira e Anselmo Ramon. Técnico: Hélio dos Anjos.
Paysandu – Matheus Nogueira; Wanderson, Carlão (Ruan Ribeiro), Lucas Maia e Bryan; João Vieira, Netinho (Val Soares) e Robinho (Cazares); Jean Dias, Borasi (Esli García) e Yony González (Kevyn). Técnico: Márcio Fernandes.
Árbitro – Jefferson Ferreira de Moraes (CBF/GO).
Assistentes – Hugo Sávio Xavier Corrêa (CBF/GO) e Luciane Rodrigues dos Santos (CBF/SC).
Quarto árbitro – Rafael Carlos Salgueiro Lima (CBF/AL).
VAR – Douglas Schwengber da Silva (CBF/RS).
Assistente do VAR – Ivan Carlos Bohn (CBF/PR).
Redação com Gazeta Web