Por: Valmir Moratelli
A UR-Marv, como será chamada a companhia, quer revolucionar a indústria cinematográfica unindo tecnologia à tradição. Essa associação entre os dois já rendeu a produção de dois filmes, que serão revelados em breve, e um terceiro já está em andamento. Fora de campo, CR7 já é um autêntico empreendedor. Nos últimos anos, promoveu uma série de lançamentos, como uma marca de roupas CR7, que vende sapatos e perfumes, investimentos em hotéis na Europa, Ásia e América Latina, propriedades de luxo em diferentes partes do mundo, participação na Chrono24, plataforma alemã de venda de relógios de luxo, participação na Confina Media, um dos grupos audiovisuais mais populares de Portugal, e uma participação na Vista Alegre Atlantis SGPS, uma fabricante portuguesa de porcelana e cerâmicas.
Além de seu canal no Youtube, o UR – Cristiano com mais de 74 milhões de inscritos, CR7 inovou recentemente ao transmitir, ao vivo, as finais do Premier Padel P1, torneio profissional de padel que acontece em Riade, na Arábia Saudita, e a transmissão por meio de seu canal alcançou mais de 130 países. “A influência do CR7 transcende o futebol, estabelecendo-o como uma marca global de imenso valor. A combinação do desempenho em campo, da presença dominante nas redes sociais e dos lucrativos contratos publicitários solidificam sua posição como um dos atletas mais valiosos e influentes do mundo. Ele é um case perfeito de como atletas de alto nível podem se tornar verdadeiros empreendimentos”, analisa Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência oficial de experiências esportivas da Conmebol.
FENÔMENO DE MARKETING
Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte, completa: “Cristiano Ronaldo é o maior fenômeno de marketing da história do futebol mundial”. Para Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, Cristiano Ronaldo é referência do entretenimento mundial. “Seus números de audiência são gigantes, isso se deve a uma combinação de fatores, e um delas é o fato de ser altamente profissional em tudo que faz, que obviamente se traduz em números de recordes em todos sentidos”, diz.
De acordo com estudo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), divulgado neste ano, a ‘marca’ CR7 alcançou o valor recorde de 850 milhões de euros em 2025. Os valores reúnem uma combinação de 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto. A nota do Instituto Português de Administração e Marketing relata que, em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente 200 milhões de euros anuais no Al Nassr, além de mais de 150 milhões de euros em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, o português tornou-se a pessoa pública mais seguida no mundo, com mais de 1 bilhão de seguidores em suas plataformas.
“Cristiano Ronaldo segue em campo e relevante no seu contexto, mas com um legado consolidado pelas transformações que se deram em outros na última década. Ele mudou a forma como jovens em todo mundo se preparam para se transformarem em atletas profissionais”, reforça Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana, que gerencia a carreira de centenas de atletas. “Sua influência construída através de recordes ultrapassa as quatro linhas, cruza o mundo dos negócios e alcança os diversos cantos do mundo”, completa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
ONIPRESENTE NAS REDES
Outro dado significativo trazido pelo estudo é que CR7 gera 22,3 milhões de notícias em média em todo o mundo por ano, além de outras 187 milhões de pesquisas no Google anualmente. Também é mencionado em 4 mil livros na Amazon, e está presente em 63 mil artigos científicos. “A longevidade da carreira de Ronaldo e sua constante reinvenção, tanto no campo quanto fora dele, servem como um modelo para o nosso mercado. Ele sempre foi muito comprometido com a sua principal ferramenta de trabalho, que é o corpo”, pontua Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Vitória.
Para Bruno Brum, CMO da Agência End to End, hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, Cristiano Ronaldo não apenas continua a ser uma lenda no campo, mas se estabelece como um verdadeiro império fora dele. “Sua habilidade de transformar sucesso esportivo em um fenômeno global é um exemplo claro de como atletas, hoje em dia, conseguem construir e monetizar suas marcas pessoais de maneira estratégica e exponencial”, finaliza.
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