Por Guilherme Nobre
Acabou a espera! Com placar apertado de 1 a 0, o CSA superou o Maracanã na noite desta quarta-feira (8), no Estádio Rei Pelé, em jogo decisivo pela 2ª fase do Pré-Nordestão. Com isso, garantiu seu lugar na fase de grupos da Copa do Nordeste, algo que não acontecia desde 2023.
O gol da classificação saiu logo no início do segundo tempo, dos pés de Igor Bahia.
O CSA se junta a outras 15 equipes, inclusive ao rival CRB, na busca pelo título mais prestigiado do Nordeste. A dupla será representante de Alagoas no torneio, que tem sorteio marcado para o próximo dia 14 de janeiro. Por outro lado, o Maracanã encerra sua primeira participação.
Antes de pensar na Copa do Nordeste, porém, o Azulão tem seu primeiro compromisso no Campeonato Alagoano marcado para este final de semana. No domingo, dia 12, enfrenta o CSE, também no Estádio Rei Pelé, às 16 horas. O Alviceleste volta a jogar apenas no dia 18 de janeiro, contra o Iguatu no Campeonato Cearense.
PRIMEIRO TEMPO
A partida iniciou sob alta expectativa dos azulinos, que tentaram imprimir força ofensiva logo de cara. Porém, com 4 minutos, o jogo parou, pois o lateral-esquerdo Roberto sentiu uma lesão na coxa e precisou ser substituído por Enzo. A primeira chance foi apenas aos 8 minutos, quando Gustavinho arriscou, fora da direção do gol.
O CSA continuou presente no campo defensivo do Maracanã. Porém, nos primeiros 16 minutos, teve dificuldades para testar o goleiro Rayr. Aos 18 minutos, a zaga visitante deu rebote e Gustavo Nicola arriscou para fora.
A equipe maruja ainda persistiu, pela esquerda, direita e pelo meio, mas nada de entrar na área. Com 22′, Buga bateu forte e Guga se jogou na frente da bola para salvar. Aos 25 minutos, Enzo cruzou pela esquerda e Betão chegou pelo alto, cabeceando com força no travessão do Maracanã.
Passado o susto, o Alviceleste conseguiu deixar o CSA desconfortável, atrasando o jogo e impedindo as ofensivas. Com isso, por pelo menos dez minutos, o time marujo pouco chegou para tentar abrir o placar.
Com 38 minutos, o Maracanã encaixou seu primeiro bom ataque. Ronaldo fez passe dentro da área e encontrou Vinícius Canindé, que experimentou um bom chute, mas Georgemy fez uma defesaça para manter o 0 a 0. O Azulão respondeu aos 42. Em jogada bem trabalhada, Igor Bahia apareceu sem marcação e bateu forte. Rayr espalmou e salvou os cearenses.
Apesar do susto, o Maracanã conseguiu se segurar até os 49 minutos, quando o apito final do primeiro tempo foi decretado com o 0x0.
SEGUNDO TEMPO
O CSA voltou do intervalo com Álvaro no lugar de Brayann, em busca de mais criatividade. Sua primeira oportunidade foi aos 3 minutos, quando Gustavinho achou um passe perfeito para Igor Bahia, dentro da área. O centroavante azulino pensou rápido e girou o corpo batendo forte na bola, que morreu no ângulo: 1 a 0 para o Azulão.
Insaciável, logo o CSA buscou o segundo gol. Com 5 minutos, Cachoeira tabelou com Igor Bahia, que novamente bateu bem, mas o volante Michel apareceu na hora certa para tirar em cima da linha.
O time marujo conseguiu ficar mais tranquilo em campo, ainda controlando a posse de bola. Do lado contrário, o Maracanã tentou alternativas para empatar. Entretanto, pouco fez para ameaçar os azulinos. Com 28 minutos, a defesa cearense perdeu a bola em uma bobeira. Cachoeira roubou e finalizou. Rayr defendeu.
A resposta alviceleste foi perigosa, com 29min. Davi Torres recebeu livre para conseguir chutar e obrigou Georgemy a fazer mais uma boa defesa. Outro lance perigoso só apareceu com 35 minutos. Após confusão dentro da área do Maracanã, a bola ficou nos pés de Tiago Marques, que acabou finalizando mal e devolvendo a redonda para Rayr.
E o centroavante teve outra chance aos 37. Robinho fez linda jogada e cruzou direto para Tiago, que chutou errado, para fora. Com os minutos finais chegando, o Maracanã tentou o empate quase de maneira desesperada, mas o CSA se segurou.
Sem forças, o Maracanã quase tomou o segundo aos 48 minutos. Tiago Marques cortou a marcação e bateu forte, para fora. Apesar disso, nada de tristeza. O apito final soou, para garantir a vaga azulina na Copa do Nordeste 2025.
FICHA TÉCNICA
CSA – Georgemy; Cedric, Betão, Wanderson e Roberto (Enzo); Gustavo Nicola, Buga (Silas) e Brayann (Álvaro); Guilherme Cachoeira, Gustavinho (Robinho) e Igor Bahia (Tiago Marques). Técnico: Higo Magalhães.
Gols – Igor Bahia (CSA – 3’/2T)
Cartões amarelos – Testinha (MAR), Rayr (MAR), Guilherme Cachoeira (CSA), Betão (CSA), Georgemy (CSA), Wendel (MAR)
Árbitro – Nairon Pereira de Lira (CBF/PE)
Assistentes – Francisco Chaves Bezerra Junior (CBF/PE) e Tulio de Farias Ribeiro Caldas (CBF/PE)
Quarto árbitro – Jonata de Souza Gouveia (CBF/AL).
Redação com Gazeta Web
Espaço Publicitário
Mantenha-se Informado(a)
Acesse o Portal ABN !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️