Início » Daqui pra o Mundo: com torcida da família, estudante de escola pública realiza sonho de intercâmbio na Inglaterra
Daqui pra o Mundo: com torcida da família, estudante de escola pública realiza sonho de intercâmbio na Inglaterra
Aluno do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, em Maceió, Cauã viu a chance de explorar o mundo se tornar real depois de meses de preparação.
ABN - Alagoas Brasil Noticias
Em 6 de agosto de 2025
Foto: Seduc AL
Por: Ana Carla Vieira
O nome de Cauã Victor Lima Montenegro da Silva, 17 anos, entrou para uma lista que carrega mais do que prestígio: carrega sonhos, dedicação e a certeza de que a educação pode transformar destinos. Morador de Marechal Deodoro, o jovem é um dos 100 estudantes da rede pública estadual de Alagoas selecionados para participar do “Daqui Pra o Mundo”, programa do Governo do Estado que leva adolescentes para um intercâmbio educacional no Reino Unido, com tudo custeado pelo poder público.
Aluno do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, em Maceió, Cauã viu a chance de explorar o mundo se tornar real depois de meses de preparação. Mas ele não trilhou esse caminho sozinho. Ao longo da sua trajetória, contou com o incentivo constante da família e de professores que fizeram a diferença em sua formação. “Sempre me dediquei aos estudos, mas foi vendo minha amiga Abelly Rayssa ser aprovada na primeira edição que ganhei ainda mais motivação”, conta.
Uma rotina de esforço e inspiração
Apesar da pouca idade, Cauã demonstra maturidade e foco. Neste ano, a rotina é toda voltada aos estudos, incluindo a preparação para o Enem. “Nos dias que não tenho curso, estudo em casa. Quero aproveitar cada oportunidade”, diz o jovem, que desde a infância se dedica ao inglês com a ajuda da internet e de cursos pagos com sacrifício pelos pais.
Eles sempre investiram no meu inglês, mesmo que a situação não estivesse das melhores, dediquei anos em cursos que me ajudaram a ter o conhecimento que tenho hoje”, afirma.
Do nervosismo à gratidão
O processo seletivo do Daqui Pra o Mundo exigiu conhecimento, escrita e controle emocional. Cauã conta que o mais difícil foi lidar com a ansiedade após a prova. Mas o esforço foi recompensado com a notícia da aprovação.
Senti gratidão, alegria e ansiedade. Foi incrível saber que outros colegas também tinham conseguido”.
Em casa, a emoção transbordou. “Foi uma festa! Contamos para todo mundo que nosso menino ia para a Inglaterra”, lembram os pais, Heider Victório Montenegro da Silva e Roseane de Farias Lima, emocionados. Para eles, a viagem representa a certeza de que o filho está trilhando um caminho sólido, com base no conhecimento e nos valores ensinados desde cedo.
“Queremos formar líderes com mentalidade global”, diz secretária de Educação
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressalta que o programa Daqui Pra o Mundo foi pensado para causar um impacto profundo na vida dos estudantes, ultrapassando a vivência no exterior.
“Academicamente, a vivência em outro país aprimora a proficiência no idioma, desenvolve o pensamento crítico e estimula a autonomia. Profissionalmente, a experiência internacional enriquece o currículo, amplia a visão de mundo e aumenta a confiança dos jovens, tornando-os mais preparados para desafios futuros”, afirmou.
Foto: Divulgação Seduc AL
Segundo ela, o programa busca “formar líderes e profissionais com uma mentalidade global, prontos para competir em qualquer cenário”.
Para os jovens que sonham em participar das próximas edições, Roseane deixa uma mensagem de incentivo:
“Acreditem no potencial de vocês e se dediquem aos estudos. O programa ‘Daqui Pra o Mundo’ é uma prova de que o esforço e a dedicação são reconhecidos e premiados. Participem ativamente das aulas e busquem sempre a excelência. O sonho de viajar e estudar no exterior pode começar na sua sala de aula.”
Horizontes que se abrem
Entre os destinos do intercâmbio — Oxford, Canterbury, Worthing, Brighton e Bournemouth — Cauã está animado especialmente para conhecer Brighton, cidade litorânea onde ficará hospedado. Também sonha em passear por Londres e guardar lembranças para levar à família.
Espero ter uma boa interação com os ingleses e com meus colegas de viagem, conhecer lugares que nunca vi, aprimorar meu inglês e trazer muitas lembranças”, diz.
Para ele, a experiência pode ser um divisor de águas. “Talvez me faça pensar mais sobre morar fora ou viajar mais vezes. Vai abrir minha mente”, afirma o estudante, que pretende seguir carreira na área da saúde.
Educação como herança e missão
Para a família, a maior herança que pode ser deixada a um filho é o conhecimento.
Sempre ensinamos que isso ninguém pode tirar. A viagem é uma realização, mas também um passo a mais na formação de quem ele é”, dizem os pais, orgulhosos.
Eles dizem que se pudessem colocar um bilhete na mala do filho, seria com estas palavras: “Aproveite o máximo essa oportunidade. Sua família vai ficar aqui em Alagoas com muita saudade, mas também com o coração vibrando de alegria. Voa! O mundo é seu.”
Foto: Arquivo Pessoal
Sobre o programa
O Daqui Pra o Mundo é uma iniciativa do Governo de Alagoas, instituída pela Lei nº 8.783/2022, com o objetivo de promover o protagonismo juvenil, ampliar o repertório acadêmico e cultural e preparar estudantes da rede pública para o mundo globalizado. Nesta edição, 100 alunos foram selecionados para um intercâmbio de três semanas na Inglaterra, com programação educacional e cultural em cinco cidades britânicas.
Cauã Victor embarca no próximo dia 9 de agosto para viver o que descreve como “a maior experiência da sua vida até agora”. E leva com ele não só malas e documentos, mas também o amor de uma família inteira e a esperança de milhares de outros jovens que sonham em também, um dia, sair “daqui pra o mundo”.
E ele deixa um recado para todos os estudantes que sonham em uma experiência como essa.
A gente costuma se subestimar e se desvalorizar, mas somos, no fim, melhores do que aquilo que nossa mente acredita”.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.