Por: Gabriel Amorim
Malas carregadas de sonhos e expectativas. Assim embarcaram, neste sábado (9), 100 estudantes da rede estadual de Alagoas rumo à Inglaterra. Eles viverão quatro semanas de aprendizado e imersão cultural pela segunda edição do programa “Daqui Pra o Mundo”, promovido pelo Governo de Alagoas.
Acompanhados por cinco professores/monitores e pela apresentadora Maísa Carla, da TV Pajuçara/RECORD, os estudantes seguem em três voos distintos até São Paulo. De lá, embarcam juntos com destino final em Londres.
PARA MUITOS, É A PRIMEIRA VEZ SAINDO DO BRASIL
A experiência será inédita para a estudante Eduarda Bitencourt (19), do Colégio Dom Otávio Barbosa Aguiar, em Maceió. Ela contou ao TNH1 que essa é a primeira viagem internacional – e, de quebra, a realização de um grande sonho.
Estou muito ansiosa. Gosto muito de aprender idiomas, e o país é lindo, né? Espero aproveitar muito essa experiência que, felizmente, estou tendo. Quando eu vi [a chamada do governo], eu falei: Caramba, é o meu sonho.
Até o dia de embarcar, a preparação de Duda foi intensa. “Foi muita ansiedade. Estou me preparando desde o começo do ano. A gente compra uma coisinha aqui, outra ali. E sigo estudando muito o inglês e irei aprender melhor lá.”
Do outro lado, a mãe da estudante, Luzia da Conceição, estava emocionada, com o coração apertado, mas convicta de que esse é um passo importante na jornada de amadurecimento da filha.
O coração está apertado, mas estou muito orgulhosa. Agradeço por essa oportunidade de ela conhecer um mundo novo, desconhecido. Espero que ela aproveite bem e que isso sirva de aprendizado para o futuro. Estou sem palavras, muito emocionada. Desejo boa sorte e que Deus abençoe a viagem deles”, disse, às lágrimas.

ELA FOI ANTES, ELE VAI AGORA- COM A EXPERIÊNCIA DA NAMORADA COMO GUIA
Já Massimo da Silva (17), da Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis, em Santana do Ipanema, contou com uma vantagem na preparação: a namorada dele participou da primeira edição do programa e ficou hospedada na mesma cidade em que ele ficará agora, Brighton.
Ela foi pra lá também. Então, por sorte – ou Deus mesmo – acabei ficando na mesma cidade que ela. Então, acredito que não vou ficar tão perdido como seria em outras cidades.
Massimo fez o dever de casa e traçou seu roteiro:
Já sei os pontos turísticos que quero visitar. Tudo o que eu podia extrair dela sobre a cidade, eu extraí. […] Acho que não é para qualquer um conseguir essa vaga. É uma chance de estudar fora, em uma língua que gosto muito. Tenho certeza de que, depois do intercâmbio, vou ter ainda mais foco.

” É UM PRESENTE PARA ALUNOS QUE SE DEDICAM”
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou a diversidade dos participantes e os critérios da seleção:
Não são só 100 alunos que estão indo. São famílias, escolas, colegas e, inclusive, cidades. Temos estudantes de quase todos os municípios. Há alunos de escolas indígenas, da zona rural e urbana. É uma diversidade de alagoanos que está indo para o mundo.
Requisitos para a seleção
- não ter sido reprovado nos dois últimos anos;
- ter, ao menos, notas 8 em matemática e português; e
- ter frequência mensal de 80% nas aulas.
Depois de aprovado, a secretaria oferta um curso intensivo para que eles estejam bem mais preparados.

Roseane ainda aproveitou para chamar os demais alunos a se inscreverem no projeto, que deve abrir edital no final deste ano com uma novidade – aumento para 150 viajantes.
É um presente para aqueles alunos que se dedicam. Você, aluno da rede estadual, também pode fazer parte desse momento tão importante. É só fazer os deveres como aluno e participar do edital. Vem, que a gente vai ‘Daqui Pra o Mundo’.
INVESTIMENTO QUE TRANSFORMA VIDASPresente no embarque, o governador em exercício, Ronaldo Lessa, celebrou o momento e o impacto do investimento na educação.
Cada ano mandando um grupo para lá, você não sabe a qualidade e a experiência que essa turma terá lá fora. […] Faz também com que o governo perceba que vale a pena investir. É a necessidade e o respeito aos outros povos e a outras civilizações. É simbólico. À medida que você leva a sua cultura e aprende outra, você avança e constrói uma cultura diferenciada.
AS CINCO CIDADES INGLESAS E A DISTRIBUIÇÃO
Ao pisarem em solo britânico, os adolescentes serão divididos em cinco grupos de 20 alunos. Cada um seguirá para uma cidade diferente, onde viverá com famílias anfitriãs (host families).
Cidades escolhidas:
- Bournemouth;
- Brighton;
- Canterbury;
- Oxford; e
- Worthing.

Antes da partida para as cidades, todos se encontrarão na Brunel University of London, que servirá como base inicial do programa.
COBERTURA ESPECIAL
Durante toda a viagem, o público poderá acompanhar a rotina dessa turma por meio de conteúdos especiais com Maísa Carla, que embarcou junto e vai mostrar curiosidades e bastidores no Hora do Ventura, no TNH1, na Rádio Pajuçara FM e nas redes sociais do PSCOM. Conteúdos exclusivos também serão publicados no perfil oficial do programa no Instagram, @daquipraomundoal.
DAQUI PRA O MUNDO
O programa contempla três modalidades diferentes de intercâmbio: curso equivalente ao Ensino Médio no exterior, curso profissionalizante e curso de imersão linguística. A proposta é oferecer experiências alinhadas ao perfil e aos objetivos de cada estudante, proporcionando desenvolvimento acadêmico, pessoal e cultural.
A primeira edição, em maio de 2024, levou 50 estudantes ao Reino Unido. Agora, o número de vagas dobrou, beneficiando 100 alunos, com todos os custos custeados pelo Governo de Alagoas.
O “Daqui Pra o Mundo” representa mais que um intercâmbio: é um investimento direto no futuro da juventude alagoana, promovendo inclusão, oportunidades e acesso à educação internacional. A expectativa é de que os estudantes retornem com novos conhecimentos, visão de mundo ampliada e, sobretudo, inspiração para transformar suas realidades e contribuir para o desenvolvimento de Alagoas.
Redação com TNH1
👉🏾 Mantenha-se Informado(a).
👉🏾 Acesse: alagoasbrasilnotícias.com.br
👍 Curta & Compartilhe 👁️🗨️