Por Jeffrey Vila Nova
Em dia de estreia de uniforme, o Sport ainda não sabe o que é derrota ou empate na Série B. Em mais um jogo onde demonstrou organização tática e superioridade técnica, os comandados de Mariano Soso venceram o Brusque por 4×1 com uma certa facilidade, assumindo a liderança da segundona e mantendo a invencibilidade na competição.
Em um primeiro tempo mais pegado e uma segunda etapa avassaladora, o Sport mostrou que tem um elenco bastante competitivo e o torcedor rubro-negro pode ver três gols do leão vindo de jogadores que estavam no banco de reservas no início da partida. Titi Ortíz e Chrystian Barletta foram os destaques da partida, com o segundo marcando duas vezes.
Depois da boa vitória, o Sport agora volta as atenções para o Ituano, próximo adversário da competição. O time pernambucano vai até Itu encarar o atual lanterna da competição na próxima quarta (15), às 19hrs.
O JOGO
Os primeiros quinze minutos da partida contaram com o Sport tentando fazer valer o mando de casa, pressionando bastante o Brusque no seu campo de defesa. O time de Santa Catarina tentou aproveitar-se dos contra-ataques, mas nada que levasse perigo para a meta de Caíque França. Já o goleiro do quadricolor teve que trabalhar bastante, fazendo defesas e vendo o Leão reverter quatro escanteios em poucos minutos.
Após os vinte minutos da primeira etapa, o Sport manteve sua superioridade, mas sem conseguir transformá-la necessariamente em gol. O time da casa continuou pressionando o Brusque de todas as formas possíveis, mas o clube visitante soube sofrer bem as investidas do Leão, até os 40 minutos.
Pois foi aí que Felipinho, em boa investida pela esquerda, foi derrubado dentro da grande área, configurando pênalti para o Sport. O artilheiro do time na temporada, Gustavo Coutinho, bateu bem a penalidade e marcou o primeiro gol do Sport na partida. 1×0 Leão.
Já no início do segundo tempo, foi perceptível a mudança de postura do Brusque. A equipe catarinense veio mais disposta a atacar e buscar o gol de empate na Arena Pernambuco. E quase conseguiu ainda nos minutos iniciais da segunda etapa, obrigando o goleiro Caíque França a fazer duas boas defesas em sequência. Enquanto isso, quando o Sport chegava ao ataque, não conseguia levar tanto perigo ao gol adversário.
Entretanto, o técnico Mariano Soso fez duas substituições que fizeram a diferença na segunda etapa. Alan Ruiz saiu para a entrada de Titi Ortiz que, com seu segundo toque na bola, finalizou para o gol e ampliou o placar para o Sport. 2×0 para o Leão, que deixou a partida ainda mais tranquila para os donos da casa.
A segunda substituição, Chrystian Barletta, não passou batido na partida. Após cobrança de escanteio de Ortíz, o atacante rubro-negro finalizou de cabeça e fez o terceiro gol do Leão na partida, decretando de uma vez por todas a quarta vitória do Sport em quatro jogos nesta Série B.
O Brusque ainda encontrou forças para reagir na partida, marcando um gol com Keké após cobrança de escanteio, mas não foi o suficiente para empatar ou voltar para Santa Catarina com três pontos na mala. Na verdade, os visitantes encontraram mais um gol no placar rubro-negro.
O Sport ainda achou mais uma chance de decretar uma goleada na Arena de Pernambuco, e não desperdiçou. Em jogada totalmente construída por jogadores que entraram na segunda etapa da partida, Rosales cruzou rasteiro na grande área e Barletta fez o segundo gol dele na partida, o quarto do Leão. Sport 4×1 Brusque.
FICHA DO JOGO
SPORT 4
Caíque França; Pedro Lima (Rosales), Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Felipe, Fabrício Domínguez e Alan Ruiz (Titi Ortíz); Lucas Lima (Christian Barletta), Romarinho (Vinícius Faria) e Gustavo Coutinho. Técnico: Mariano Soso.
BRUSQUE 1
Matheus Nogueira; Mateus Pivô (Ronei), Salustiano, Ianson e Marcelo; Rodolfo Potiguar, Dionísio (Paulinho Moccellin) e Serrato; Diego Tavares (Jhemerson), Osman (Guilherme Queiroz) e Olávio (Keké). Técnico: Luizinho Lopes.
Local: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Árbitro: João Vitor Gabi (SP)
Assistente 1: Evandro de Melo Lima (SP)
Assistente 2: Miguel Caetano Ribeiro da Costa (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (FIFA/SP)
Cartões amarelos: Pedro Lima (35’/1ºT), Rodolfo Potiguar (40’/1ºT), Titi Ortíz (23’/2ºT), Ronei (25’/2ºT), Felipe (39’/2T)
Cartão vermelho: Keké (43’/2ºT)
Público: 25.705
Renda: R$ 429.755,00
Redação com Diário de Pernambuco