Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Defesa Civil de Maceió acompanha membros da ONU em visita a bairros que afundam

Acompanhamento | 09:46 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de julho de 2024

vv1

Secom Maceió

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) visitaram na tarde deste domingo (30) a sede da Defesa Civil do Município. O grupo foi recebido pelo coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre, que apresentou todo o processo de monitoramento dos bairros afetados pelo afundamento do solo em Maceió.

“É um caso muito conhecido em todo o Brasil, pois teve um impacto enorme. Já passei por várias experiências em desastres em todo o mundo e nunca vi um caso como esse”, expôs Silvia Rucks, coordenadora residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.

Após conhecer o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Municipal (CIMADEC), a comitiva seguiu para uma ronda nos cinco bairros afetados pelo afundamento do solo. Na visita, os integrantes do grupo puderam conhecer e dirimir dúvidas sobre o maior desastre ambiental em curso no mundo, atualmente.

“Todo o nosso monitoramento dispõe de alta tecnologia para identificar qualquer movimentação no solo dessa região, pois esses equipamentos captam qualquer deslocamento, em milímetros”, explicou o coordenador-geral, Abelardo Nobre.

Durante o percurso, todo o processo que fez com que mais de 55 mil pessoas deixassem suas casas nos cinco bairros afetados foi sendo apresentado ao grupo. Para finalizar o trajeto, a comitiva visitou o Centro de Acolhimento e Triagem da Defesa Civil (CAT), onde são realizados os atendimentos à população atingida.

Estiveram presentes também o secretário do Gabinete Civil de Maceió, Felipe Lins, e o Ten.-Cel. Luciano, da Defesa Civil de Alagoas.

*Redação com TNH1

Galeria de Imagens