Anadia/AL

14 de janeiro de 2026

Anadia/AL, 14 de janeiro de 2026

Devorador de empresas: quem é Nelson Tanure, alvo da PF ao lado de Vorcaro

Conhecido por transformar falência em lucro, investidor tem uma trajetória polêmica ⏱️11h44min.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de janeiro de 2026

B

Foto: Divulgação/Alerj

Por Gabriella Furquim

No mundo do mercado financeiro, o nome de Nelson Tanure sempre provoca reações fortes, de calafrios e repulsa a admiração. O megainvestidor é conhecido como “devorador de empresas” por conta da atuação em companhias à beira do colapso financeiro.

Nesta quarta-feira (14/1), Tanure foi abordado pela Polícia Federal (PF) quando se preparava para embarcar em um voo para Curitiba, no Paraná. Ele é um dos alvos da segunda fase da Operação Compliance Zero, que também tem como alvo o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Tanure não ganhou a fama de “devorador de empresas” à toa. Seu nome aparece em grandes disputas societárias há mais duas décadas. O modus operandi é quase sempre o mesmo. Tanure investe em ativos depreciados e, assim, compra participações com preços abaixo do valor real. Ao assumir posições, pressiona por mudanças agressivas na administração das companhias.

Foi assim nas empresas de telecomunicações Oi e Telemar, além da construtora Gafisa e das empresas de comunicação Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil. Uma das investidas mais recentes foi na administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

Tanure ainda é acionista da Light, distribuidora de energia que atende parte do estado do Rio de Janeiro, da PRIO, uma das maiores produtoras independentes de petróleo do país, da Alliança Saúde, grupo de medicina diagnóstica com presença nacional, e de outras dezenas de empresas de capital aberto.

ABN C/ Metrópoles

Galeria de Imagens