“Geralmente com 15 dias antes a gente começa a fazer a parte da limpeza, porque se a gente fizer muito antes, vai ter que refazer. Mas a gente começa com 15 dias e quando tá chegando mais próximo a passa um ‘pente-fino’ para finalizar. Todos os cemitérios estão no cronograma para receberem a pintura, a capinação, todos vão ter tendas e cadeiras”, coordenador-geral dos cemitérios de Maceió, Tarcísio Palmeira
A estimativa da Prefeitura de Maceió é que, só durante o Dia de Finados, cerca de 70 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos da capital. “A gente tenta deixar o mais confortável o possível. Pela parte da manhã a gente geralmente entrega rosas para quem está chegando, disponibiliza tendas e cadeiras. Essa é uma data especial para eles, onde eles mostram o amor que têm pelos entes queridos”, contou o coordenador.
As famílias que possuem mausoléus nos cemitérios públicos devem ficar atentas, pois a manutenção das estruturas não é responsabilidade da administração, e sim através de prestadores de serviços.
A administração dos cemitérios reforçou que nos dias 1 e 2 de novembro os serviços de alvenaria não serão autorizados. Por isso, as pessoas que desejam fazer manutenção nas estruturas devem se programar.
Além disso, a Prefeitura de Maceió informou também que todos os oito campos-santos municipais estarão abertos à visitação no Dia de Finados das 8h às 17h. Confira abaixo o endereço dos cemitérios municipais:
- Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;
- São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;
- Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;
- Nossa Senhora Mãe do Povo: Rua Dr. Zeferino Rodrigues, 1 – Pajuçara;
- Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;
- Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;
- Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;
- São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia.
Redação com Gazeta web