Larissa Santos e João Alvim / Ascom Setur
Um estado com vocação natural para o turismo: Alagoas. Conhecida por ser um dos destinos mais procurados nacional e internacionalmente, a pequenina Alagoas tem se agigantado e mostrado um trabalho inovador no setor, ganhando espaço, ocupando novos mercados e transformando vidas com a geração de emprego e renda. Para comemorar essas conquistas, no Dia Nacional do Turismo (8), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) pontuou alguns destaques da última temporada 23/24 e do primeiro trimestre de 2024.
Alagoas registrou a mais alta temporada da sua história, com crescimentos expressivos no fluxo turístico e na ampliação da malha aérea. Cerca de 1 milhão de turistas movimentaram o estado no período de dezembro de 2023 a março de 2024. Com um crescimento de 17,36%, em comparação ao mesmo período na última temporada, foram contabilizados 3.562 voos. Os fretados tiveram um aumento de 31,62%, totalizando 154 aeronaves durante a alta temporada. Os voos extras obtiveram um crescimento de 52,09%, com 327 voos durante o período. Todo esse fluxo injetou cerca de 2 bilhões de reais na economia do estado, considerando a estadia média de 4,5 dias e um ticket médio de 100 reais.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, os números mostram o quanto a Setur, com o apoio do Governo de Alagoas, tem trabalhado para o avanço do setor no estado, que está, cada vez mais, ocupando um posto importante no cenário nacional e internacional. “Estamos empenhados em trazer avanços para o nosso turismo e, visando isso, temos algumas obras em andamento em Limoeiro e Pão de Açúcar, por exemplo. Também vale reforçar que avançamos em relação às sinalizações nas regiões Costa dos Corais, Caminhos das Águas e Quilombo, além da entrega de três PDITS (Costa dos Corais, Caminho das Águas e Cânion do São Francisco), e quatro planos diretores em execução”, ressaltou a secretária, explicando que o turismo também precisa de infraestrutura para funcionar.
Ampliando a malha aérea, o estado anunciou, no início de abril, a conquista de voos extras durante a baixa temporada, fazendo a conexão entre Argentina e Alagoas durante o mês de julho. O país argentino é o principal emissor de turistas internacionais para o Destino Alagoas e o Governo do Estado conquistou dois voos semanais vindos de Buenos Aires durante os finais de semana do mês, que é considerado de baixo fluxo turístico. A conquista reflete Alagoas como um destino competitivo para as empresas aéreas, que têm, cada vez mais, investido no destino.
Dando continuidade no desenvolvimento do turismo estadual, mais uma conquista histórica foi anunciada pelo Governo: o voo direto do Uruguai que chega ao estado trazendo cerca de 174 turistas no mês de junho. O voo será operacionalizado pela Azul Linhas Aéreas em parceria com as operadoras HiperViajes e Abtour, marcando uma operação direta entres os países, após um hiato de 20 anos sem conexões diretas entre esses dois destinos. É importante salientar que a obtenção do voo é um trabalho de continuidade após as conquistas dos voos operados durante as Semanas Santas de 2023 e 2024.
Todo o investimento na ampliação da malha aérea representa o aumento no fluxo internacional de turistas, que é o maior dos últimos sete anos. Um crescimento expressivo de 369% foi registrado somente no primeiro semestre de 2023. O primeiro bimestre de 2024 já equivale a 30% do total do fluxo do ano anterior. Se comparando com o mesmo período do ano de 2023, o aumento do bimestre foi de 99%.
Maior temporada de cruzeiros da história de Alagoas
Alagoas encerrou, no mês de abril, a maior temporada de cruzeiros da história do estado. Ao todo foram 10 navios fazendo 28 paradas entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024. O intenso fluxo de turistas no porto da capital alagoana refletiu na cidade de Maceió e polos turísticos mais próximos. Buscando conhecer o Destino Alagoas os turistas movimentaram as praias, o artesanato, os restaurantes e bares dos municípios visitados, fomentando assim a economia regional. A temporada 23/24 trouxe navios maiores e com rotas mais longas, aumentando significativamente o número de leitos para a temporada, alcançando 97% na oferta em comparação à temporada anterior, 22/23.
Com o marco histórico, as empresas de cruzeiros reconheceram o potencial do Destino Alagoas para a temporada de cruzeiros, e isso reflete na perspectiva de uma temporada ainda maior no estado para 2024/2025. No evento de solenidade de encerramento da última temporada, a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros – Clia (Cruise International Association) anunciou aumento para a próxima temporada. Cerca de 14 navios irão atracar no Porto de Maceió, fazendo 33 paradas durante os cinco meses de operação, de novembro de 2024 a abril de 2025. Aumento também no número de leitos, onde estima-se que 148 mil leitos sejam ofertados durante a temporada.
Segmento fortalecido
O Turismo de Luxo tem despontado no estado, apresentando a vocação de Alagoas para o segmento que gera um grande impacto econômico com a geração de emprego e renda. “Apresentamos todo o potencial de Alagoas no turismo de luxo em uma das principais feiras do segmento na América Latina, na Emotions. Na ocasião tivemos a oportunidade de realizar inúmeras reuniões, apresentando as belezas do nosso destino e toda a infraestrutura que o estado possui, possibilitando experiências e vivências únicas aos nossos visitantes. Continuaremos impulsionando o turismo de luxo na ILTM, a principal feira do país no segmento, onde estaremos com a hotelaria alagoana apresentando toda a sua hospitalidade ao público nacional e internacional, criando importantes conexões”, concluiu a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.
Capacitações e qualificações
Impulsionando e fortalecendo o Destino Alagoas nacional e internacionalmente, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) levou capacitação para inúmeros agentes de viagens, apresentando o destino nos principais mercados emissores do estado. Ao longo da gestão foram realizados 41 roadshows, sendo 18 internacionais e 23 nacionais, capacitando 8.848 agentes de viagens. Famtours mostraram para agentes nacionais e internacionais as belezas do Destino Alagoas, aproximando-os das experiências que o estado proporciona, oportunizando aos agentes propriedade ao vender o destino.
O Programa Escola do Turismo, que visa a capacitação e qualificação da população alagoana no setor turístico, já capacitou 3.400 alunos em quase 1 ano de programa. O programa atende 29 municípios alagoanos, das sete regiões turísticas, disponibilizando 43 temáticas de cursos. Desde o início do programa 5.040 alunos se inscreveram nas 147 turmas ofertadas até o momento. O Escola do Turismo segue capacitando os alagoanos nas turmas ofertadas mensalmente, fomentando a contratação dos concluintes, o programa possui o banco de talentos que direciona os alunos certificados ao mercado de trabalho.
Redação com Agência Alagoas