O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), deveria agradecer ao governo federal pelo apoio dado ao estado, que sofreu com as chuvas que assolaram a região entre os meses de abril e maio.
”Eu às vezes fico incomodado porque o governador [Eduardo Leite] nunca está contente com as coisas. O governador deveria um dia me agradecer: ‘Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando para o Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim’. É só ver se o Bolsonaro tratou o estado do Rio Grande do Sul com respeito, é só ver se tem um metro quadrado de obra que o Bolsonaro fez aqui”, disse Lula nesta sexta-feira (16) durante entrevista à Rádio Gaúcha.
Ainda segundo Lula, “o ministro da Casa Civil [Rui Costa] tem feito reuniões semanais sobre o Rio Grande do Sul. Eu duvido que Getúlio Vargas, que foi o gaúcho que presidiu esse país, duvido que qualquer outro presidente da República tenha dedicado a atenção ao Rio Grande do Sul que nós temos dedicado nesse caso, porque o Rio Grande do Sul é um estado importante e eu disse desde o começo, na primeira visita que eu fiz: o Rio Grande do Sul já deu muito para o Brasil, e eu acho que o Brasil tem que contribuir muito com o Rio Grande do Sul. Isso é um compromisso público”.
Lula desembarcou em Porto Alegre na noite da quinta-feira (15). Esta é a quinta visita do presidente ao estado. Nesta sexta-feira, ele entrega as primeiras moradias às vítimas das enchentes em Porto Alegre, além de participar das inaugurações do Viaduto da Scharlau, em São Leopoldo, e do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na capital gaúcha.
Brasil 247