Anadia/AL

13 de junho de 2024

Anadia/AL, 13 de junho de 2024

Eleitor é preso ao mostrar documento falso em transferência de domicílio

Segundo o TRE, suspeito foi flagrado ao apresentar comprovante de residência em São José da Tapera | 09:58 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de maio de 2024

vv1

Arquivo/Gazetaweb

Por: Carolina Sanches

Um eleitor foi preso em flagrante, no município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, na tarde desse domingo (5), por apresentar comprovante de residência falso ao solicitar a transferência do domicílio eleitoral. A prisão foi feita pela Polícia Federal (PF).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitor responderá pelos crimes de uso de documento falso e transferência irregular, previstos no art. 289 do Código Eleitoral.

De acordo com o servidor Allef Alcântara, chefe de cartório da 51ª Zona Eleitoral, com sede em São José da Tapera, o cidadão se dirigiu ao cartório, no início da tarde, e solicitou a transferência de domicílio. Ao fazer a verificação do QR constante na 2ª via da conta da Equatorial, o atendente verificou que o comprovante pertencia a outra pessoa com endereço em Maceió.

“Todos os servidores que atuam no atendimento aos eleitores estão atentos para as tentativas de fraude na apresentação de comprovantes falsos de residência, seja presencialmente ou online. Em todo o Estado já há vários inquéritos abertos para investigar esses eleitores que tentaram enganar a Justiça Eleitoral e hoje conseguimos flagrar este cidadão”, explicou o chefe de cartório.

De acordo com o TRE, quando a tentativa de fraude é detectada, um procedimento de investigação interna é aberto e as evidências são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que fica responsável pelo encaminhamento da suposta fraude à Polícia Federal.

*Redação com Gazeta web

Galeria de Imagens