Anadia/AL

3 de fevereiro de 2025

Anadia/AL, 3 de fevereiro de 2025

‘Eles lutaram muito comigo’: a história por trás da surpresa de aprovada em Medicina na USP para os pais

Jovem viralizou nas redes sociais ao mostrar a reação da família ao descobrir que ela passou no curso e na universidade dos sonhos / 07:43 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de fevereiro de 2025

vv

'Eles lutaram muito comigo': a história por trás da surpresa de aprovada em Medicina na USP para os pais https://www.terra.com.br/noticias/educacao/vestibular/eles-lutaram-muito-comigo-a-historia-por-tras-da-surpresa-de-aprovada-em-medicina-na-usp-para-os-pais,156e61ecb5540ba27d45d974e8c97acc185m3cqs.html?utm_source=clipboard

Publicidade

Por: Marcela Coelho

“Eu já esperava que eles iam ficar muito felizes. Mas toda aquela emoção de chorar, meu pai se ajoelhar, eu não esperava. Foi muito emocionante mesmo. Esse sonho também é deles. Eles lutaram muito comigo para alcançar essa aprovação”, afirma ao Terra a estudante Bruna Salvador, de 21 anos, que foi aprovada no curso de Medicina na Universidade de São Paulo  (USP). Na semana passada, a jovem viralizou nas redes sociais ao mostrar a reação dos pais ao descobrirem a conquista dela após vários anos de estudos.

Bruna conta que estava na academia treinando quando viu que passou no curso mais concorrido da USP. “Eu corri para o banheiro e chorei”, lembra. Ao saber da aprovação, ela ligou primeiro para a irmã, a enfermeira Bárbara Lúcia de Assis Ramos, de 28 anos. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma surpresa para os pais para contar a novidade. A irmã encomendou um bolo e reuniu os familiares na casa onde moram em São Sebastião, no litoral paulista.

“Estavam meus pais, minha madrinha, meu tio. Todo mundo achando que minha irmã ia casar, que ela estava grávida. Em nenhum momento, eles desconfiaram que era a minha aprovação”, revela a jovem.

No vídeo compartilhado nas redes sociais, o pai e a mãe de Bruna estão em pé na sala de casa quando a irmã dela aparece com uma caixa e mostra para eles o que tem dentro. Na caixa, está o bolo decorado com a frase: “Passei na USP”.

Em seguida, Bruna aparece para os pais com o rosto e os braços pintados, com os dizeres “USP Medicina 2025”. O casal fica muito emocionado. O pai da estudante, o pedreiro Claudinei Salvador, de 46 anos, inclusive se ajoelha no chão, agradece e chora abraçado com a filha.

“O que eu senti ali não tem como explicar. Um sentimento único, foi a sensação de dever cumprido, foi uma sensação de que todo o esforço, tanto o que eu quanto a mãe dela fizemos, deu certo”, diz Claudinei à reportagem.

A mãe de Bruna, a confeiteira e decoradora de festas Maria Veronica de Assis Ramos, de 48 anos, também diz que, mesmo após uma semana, a ficha ainda não caiu. “Eu perguntei para ela sobre o resultado, mas depois esqueci esse assunto. Na hora, não passou na minha cabeça. Eu fiquei assustada, dei até um grito na hora”, recorda.

Três anos de estudos

Muito aliviada com a aprovação, Bruna afirma que passar em Medicina na USP é um sonho realizado. Ela conquistou uma vaga no curso no campus de Bauru, no interior de São Paulo, no terceiro ano fazendo a prova da Fuvest.

Durante toda a vida acadêmica, a jovem estudou em escolas públicas do litoral paulista. Após terminar o Ensino Médio, se preparou para o vestibular com a ajuda de um cursinho on-line. A estudante começava a rotina de estudos logo cedo, por volta das 8h, e terminava às 19h, geralmente. Só parava por um período para o almoço. “Foi uma jornada muito exaustiva”, afirma.

Nessa última prova da Fuvest, foi a primeira vez que ela conseguiu chegar na segunda fase do vestibular. Bruna acredita que o diferencial foi ter focado em disciplinas em que têm mais dificuldade, que são as de Ciências Humanas e Linguagens. “Era a pedra no meu sapato”, destaca.

Jovem viralizou nas redes sociais ao mostrar a reação da família ao descobrir que ela passou na universidade dos sonhos
Jovem viralizou nas redes sociais ao mostrar a reação da família ao descobrir que ela passou na universidade dos sonhos

Foto: Arquivo Pessoal

Ela também continuou priorizando a resolução de exercícios e a prática de redação. Em média, ela escrevia dois textos por semana, um com base nos critérios exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outro com os da Fuvest (banca da USP).

Para quem vai encarar o vestibular neste ano ou já está há muitos anos tentando uma vaga, Bruna aconselha a persistir. “Acredite no seu potencial. Quando parece que o sonho está distante, ele está ficando cada vez mais perto. Cada exercício que a gente faz, cada redação, cada prova que a gente faz, mesmo que seja uma vez por ano só, isso deixa a gente mais próximo dos nossos sonhos.”

Apoio dos pais

Segundo Bruna, o apoio de toda a família foi muito essencial para alcançar a aprovação. Nas redes sociais, a jovem fez um post de agradecimento para cada pessoa que esteve com ela durante todo esse período: o pai, a mãe, a irmã e o namorado.

“Mãe e pai… agora é oficial: a filha de uma confeiteira e decoradora de festas e de um pedreiro será médica! Vocês conseguiram. Essa aprovação é para vocês e por vocês também! Estou escrevendo esse texto com lágrimas nos olhos. Muito grata pela família que Deus me concedeu”, diz em uma mensagem dedicada aos pais.

“Obrigada por caminharem pelo deserto para me trazer até aqui, com sombra e água fresca. Obrigada pelo apoio e pelo amor. Obrigada por acreditarem em mim quando eu mesma já não acreditava mais. Obrigada por não medirem esforços para me levar às provas (e pelas tardes que passaram esperando por mim em um estacionamento, aguentando o calor insuportável). Obrigada por arcar com os custos dos materiais de estudo sem hesitar […] Muito obrigada por tudo! Sem vocês, nada disso seria possível. Eu amo vocês! Vocês são a minha maior riqueza”, escreve Bruna.

Redação com Terra

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Mantenha-se Informado(a).
Acesse o nosso Portal.
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens