Por: Marcondes Brito
A temporada do futebol ainda nem acabou, mas é grande a agitação no mercado para o que vem por aí em 2025, especialmente no Campeonato Brasileiro, que começará dia 29 de março e vai até o dia 21 de dezembro. O mercado está agitado porque, pela primeira vez, haverá uma divisão nos direitos de transmissão e o torcedor precisa ficar atento para as muitas opões que terá nas TVs aberta e fechada.
Enquanto a Globo tem acordo com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), a Record está fechada com a Liga Forte União (LFU). Cada emissora tem 38 jogos exclusivos por temporada. Mas não é tão simples assim (Globo x Record), porque as duas redes tem outros canais com quem vão dividir a cobertura do nosso principal torneio. Na Globo será o SporTV e os canais do Premiere; e na Record, o bolo foi repartido em vários pedaços: R7.com e canal de streaming Play Plus, CazéTV (Youtube) e o Prime Video (streaming).
O espectador ainda poderá se dar ao luxo de escolher o seu narrador preferido: o ex-global Galvão Bueno, por exemplo, estará na Amazon Prime Vídeo, enquanto Cléber Machado foi para a Record. No Grupo Globo, o narrador número 1 será Luis Roberto, que poderá eventualmente dividir espaço com Gustavo Villani e Everaldo Marques, esses dois também titulares no SporTV do Rio e de SP.
A classificação final da Série B garantiu à LFU a maioria entre os clubes que disputarão a elite. Dos quatro promovidos, apenas o Santos integra a Libra. Sport, Ceará e Mirassol estarão do outro lado. Então, embora ainda haja indefinições no Z-4, é certo que a LFU terá mais times do que a Libra.
E algo nos diz que as transmissões do futebol em 2025 vão ser bem mais divertidas.
Os times da Libra
- Atlético-MG
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino (ameaçado de cair)
- São Paulo
- Vitória
- Santos (subirá em 2025)
Os times da LFU
- Atlético-GO (rebaixado)
- Athletico
- Botafogo
- Corinthians
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá (rebaixado)
- Fluminense (ameaçado)
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Vasco
- Ceará (subiu)
- Sport (subiu)
Redação com Jornal de Brasília
Compartilhe