Este será o segundo de cinco festivais a acontecer em 2024, ano em que a cidade de Arapiraca comemora seu centenário. É também a primeira feira gastronômica inédita a ocorrer no ano, ampliando o Circuito de Festivais iniciado com o Festival do Camarão.

O prato do arapiraquense

Além de promover uma experiência inesquecível, o I Festival do Cuscuz também vai movimentar a economia, promover a agricultura familiar e incentivar a criatividade dos restaurantes da região, que terão a chance de criar pratos inventivos e exclusivos utilizando um ingrediente tão presente na mesa de todo arapiraquense.

O cuscuz é, inclusive, o grande prato que simboliza a identidade gastronômica de Arapiraca, tendo sido eleito através de uma pesquisa de opinião pública realizada entre março e maio de 2023 pela Prefeitura. Na ocasião, a iguaria feita com milho ganhou destaque em todas as categorias em que apareceu.

A data escolhida para a realizar o evento não é coincidência: junho é o mês do ano em que o milho mais aparece na mesa de todo nordestino, seja como cuscuz ou na forma de outros pratos típicos, como pamonha e canjica. O festival, que acontecerá no início do mês, servirá como a grande abertura das festividades juninas do município, que serão encerradas com o tradicional São João de Arapiraca no final do mês.