Por Paulo Emilio
O senador Carlos Viana (Podemos-MG), integrante da oposição, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, derrotando o governista Omar Aziz (PSD-AM). Segundo o UOL, Viana obteve 17 votos contra 14 de Aziz, em uma disputa que mobilizou a base aliada e a oposição no Legislativo.
Assim que o resultado foi anunciado, parlamentares oposicionistas iniciaram coros contra o PT. A vitória foi considerada um revés para o governo, que buscava controlar os rumos da investigação para evitar repercussão negativa sobre a fraude bilionária envolvendo o INSS.
Na contramão, a oposição pretende usar a CPMI como vitrine política. A estratégia é reforçar a narrativa contra o governo, ofuscar o debate sobre o aumento de tarifas e desviar atenções de temas que desgastam a direita, como as sanções impostas pelos Estados Unidos — medidas que contaram com apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Gaspar já atuou em casos de interesse direto da oposição. Foi relator do pedido de suspensão de processo criminal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado por participação em tentativa de golpe de Estado.
Redação com Brasil 247
◾ Mantenha-se Informado(a).
◾ Curta & Compartilhe 👁️🗨️