Por Roberto Emerich / De Brasília
O governador Paulo Dantas reforçou, na terça-feira (18), a necessidade de ampliar a participação das mulheres em espaços de poder na sociedade e defendeu maior visibilidade da prática feminina nos esportes. A declaração foi feita durante o lançamento da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Brasília, onde foi comemorada a escolha do Brasil como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Para o governador, sediar o campeonato deve ser visto com orgulho. Ele adiantou que o Estado de Alagoas está pronto para atender as necessidades do evento.
“Sediar a Copa é sempre motivo de orgulho para o país. Tenho a alegria de ter 61% dos cargos em primeiro escalão do meu governo ocupados por mulheres. Aliás, (Alagoas) o único estado da história do Brasil que tem maioria feminina no centro do poder estadual. Isso me dá muito orgulho. O futebol e outros esportes precisam, cada vez mais, ser ocupados pelas mulheres. Assim como nas demais profissões, predominantemente exercidas por homens, e na política, que ainda possui uma grande discrepância”, defendeu.
Dantas adiantou que Alagoas estará preparado para receber o campeonato mundial. Com otimismo, o governador destacou o potencial econômico e cultural que a realização do evento terá para o desenvolvimento do país.
“Esse encontro com a inauguração da sede da CBF em Brasília tem como pauta central a Copa do Mundo, que será sediada no Brasil. Alagoas está pronta para receber os jogos e as seleções. Isso movimentará a economia com a movimentação de turistas. É importante ter um evento como esse no Brasil”, reforçou.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a décima edição do campeonato internacional feminino da FIFA. A data provável de realização do evento será entre os dias 24 de junho e 25 de julho. Essa será a primeira vez que um país sul-americano recebe o torneio mundial de futebol feminino.
Redação com Agência Alagoas