Por Fernanda Medeiros
Em uma situação delicada na Série C, o CSA entrou em campo na tarde deste sábado (30), em um jogo dramático, tentando evitar a queda à Série D, mas não deu. O Azulão precisava de um empate e dependia de outros resultados para não cair, mas perdeu para o Brusque, por 2 a 0, e está rebaixado à 4ª divisão nacional.
O duelo foi disputado no Estádio Augusto Bauer-SC, pela última rodada da 1ª fase da competição. E os gols do Quadricolor foram assinalados por Gabriel Pira e Bernardo, ambos do 2º tempo.
Com o resultado, o time azulino se despede da competição na 17ª posição, a zona do rebaixamento, com 22 pontos. E também dá adeus à temporada 2025 e vai agora começar a pensar, se planejar, para o ano que vem. E o Quadricolor avançou à próxima fase.
O Brusque assustou aos 8 minutos: fez a jogada no campo de ataque, o goleiro e a defesa do CSA não se entenderam e a bola quase sobrou para Olávio. Com 15 minutos de bola rolando, o time catarinense seguia mais presente no campo ofensivo, enquanto o Azulão tentava ainda se encontrar.
Chegando aos 20 minutos, o Brusque tinha as melhores chances, mas mesmo assim não conseguia aproveitar e goleiro Gabriel Felix, do CSA, tinha sido pouco acionado. Aos 21 minutos, o Quadricolor cobrou uma falta, a bola sobrou na grande área, Alex Paulino tentou a finalização, mas a pelota ficou com o goleiro azulino.
A partida se encaminhava para os 30 minutos e seguia sem emoção. Aos 29′, o time azulino cobrou uma falta, de longe, mas a bola explodiu na marcação. Na sobra, Islan chegou cabeceando com perigo, mas o goleiro do Brusque fez uma grande defesa e o CSA perdeu a boa chance de fazer o gol. O jogo tinha muita bola aérea, era equilibrado e não emocionava.
Aos 35′, o Brusque teve um escanteio cobrado, a bola sobrou na entrada da grande área para DG finalizar, mas saiu pelo lado do gol do CSA. O duelo passava dos 40 minutos na primeira etapa e o time azulino controlava as ações. O árbitro deu 3 minutos de acréscimos e, aos 48 minutos, pontualmente, ele encerrou a 1ª etapa.

O segundo tempo não começou nada bem para o CSA. Aos 3 minutos, veio o gol do Brusque. Após cobrança de falta, a bola explodiu na trave e sobrou para Gabriel Pira mandar para o fundo da rede, abrindo o placar: 1 a 0. Com esse resultado, o Azulão estava rebaixado á Série D.
O time azulino, porém, sentiu o gol e sequer reagia. Isso com o duelo passando dos 10 minutos. Aos 14′, o CSA teve uma falta cobrada do meio-campo e levou perigo ao Brusque. Após desvio de cabeça, a pelota passou por cima do gol de Nogueira. O duelo passou a ser mais dramático ainda para o Azulão e chegava aos 20 minutos.
O técnico Higo Magalhães fez substituições na equipe azulina. Aos 23 minutos, o Quadricolor trocava passes no campo de ataque, mas não levava perigo ao goleiro do CSA e controlava as ações, administrando o resultado. Aos 28min, quase o Azulão fez o gol de empate: Ramon levantou a bola na grande área, Nogueira não se entendeu com ela e por muito pouco a pelota não entrou no gol.
O jogo chegava em seus momentos finais e o Azulão estava cada vez mais nervoso. mas ainda tentou aos 39 minutos, quando saiu da marcação, conseguiu criar pelo lado esquerdo, a bola sobrou e Cachoeira cruzou pelo lado esquerdo. A bola ainda passou pela frente do gol e ninguém aproveitou.
Aos 43 minutos, o Brusque ampliou. De muito longe, Bernardo recebeu a bola e, de primeira, chutou no canto do gol, fazendo o segundo gol e se garantindo na próxima fase. O árbitro deu 6 minutos de acréscimos e, aos 51 minutos, ele encerrou a partida, decretando a queda do Azulão à Série D.

Ficha Técnica
Brusque – Matheus Nogueira; Alemão, Jhan Pool, DG (Clinton) e Pivô (Roberto); Alex Paulino (Bernardo), Biel, Guilherme Pira (Adrianinho); Mangabeira, Ailton e Olávio. Técnico: Bernardo Franco.
CSA – Gabriel Félix; Diogo Batista (Guilherme Cachoeira), Islan, Betão e Roberto (Naninho); Silas (Robinho), Gustavo Nicola, Ramon e Enzo; Robinho (Cavalleri) e Tiago Marques (Ciel). Técnico: Higo Magalhães.
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA).
Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e Patricia dos Reis do Nascimento (BA).
Quarto arbitro: Julian Negreiros de Castro (AC).
Redação com Gazeta Web
✨ Mantenha-se Informado(a).
✨ Curta & Compartilhe 👁️🗨️