Por Evandro Souza
Maceió é sede do encontro do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20. Evento visa debater sobre inclusão digital, conectividade universal e significativa; governo digital; integridade da informação e confiança no ambiente digital; e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
Nesta sexta-feira (13), o G20 chegou ao seu terceiro e último dia. Durante a manhã os ministros ministros Juscelino Filho (Comunicações), Esther Dweck (Gestão, Inovação e Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), participaram de uma coletiva de imprensa e falaram do futuro da tecnologia no país.
Além dos ministros, o secretário de Políticas Digitais João Brant, o prefeito de Maceió, JHC, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Silvio Bulhões, falaram sobre o assunto.
O ministro Juscelino Filho destacou os desafios de implementar a conectividade de forma universal no Brasil. “O esquema da conectividade significativa, universal, é um dos desafios que nós temos sobre a nossa gestão. O presidente Lula tem colocado isso como prioridade”, explicou Juscelino.
Além disso, o ministro ressaltou o investimento de R$ 8 bilhões, para a inclusão digital, previstos até o 2026, com a criação do novo eixo no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Ainda de acordo com o ministro, o Brasil é um país conectado, cerca de 90% tem acesso à internet, porém, ainda é preciso um olhar social para a população que não possui tecnologia. “Se não for o governo, que tem um olhar social, que olha pra isso, essa infraestrutura não chega. Então é essa linha que nós estamos trabalhando através das políticas públicas”, afirmou.
A TV 3.0 também foi pautada pelo ministro, de acordo com ele, até o final do ano será definida a tecnologia implantada e a partir de 2025, o serviço será distribuído para a população.
Com isso, o é esperado mais interatividade e publicidades nos canais abertos. “A TV 3.0, vai ter a internet junto, aí abre-se um leque gigante de oportunidade, de interatividade, de publicidade, de mídias a ser oferecido para a população”, destacou o ministro.
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, João Brant, ressaltou a importância do evento no combate à desinformação e ao discurso de ódio.
“O mundo pauta o tema da desinformação e do discurso de ódio, entende que esse é um problema que afeta toda a população mundial e decide apontar caminhos sólidos, consistentes para que a gente possa superar essa questão” afirmou o secretário.
Redação com Jornal de Alagoas