Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), passou a integrar os serviços do 5º Juizado Especial Cível da Capital por meio de seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). A iniciativa oferece assistência jurídica gratuita à população de 13 bairros de Maceió, contribuindo para ampliar o acesso ao Judiciário em demandas de menor complexidade.
Com jurisdição nos bairros Bebedouro, Chã da Jaqueira, Mutange, Petrópolis, Jardim Petrópolis, Santo Amaro, Chã de Bebedouro, Canaã, Ouro Preto, Bom Parto, Fernão Velho, Santa Amélia e Rio Novo, o 5º Juizado atenderá causas com valores de até 20 salários mínimos. “Os moradores dessas localidades agora podem contar com o apoio do NPJ, que auxilia na resolução de conflitos e na garantia de direitos. Isso fortalece o acesso à justiça para a população, especialmente para aqueles com menor poder aquisitivo”, explica Vitor Montenegro, coordenador do curso de Direito da UNINASSAU Maceió.
O juiz Nelson Tenório, titular do 5º Juizado, destaca o impacto positivo da parceria tanto para a comunidade quanto para a formação acadêmica dos estudantes de Direito. “Essa colaboração proporciona uma vivência prática que consolida o aprendizado dos futuros advogados, promotores e magistrados. Ao mesmo tempo, a comunidade passa a contar com um serviço mais ágil e eficiente” ressalta.
Além do atendimento jurídico à população, a parceria contribui para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos. Elias Costa, advogado orientador do NPJ, enfatiza a importância da experiência prática proporcionada aos alunos. “Eles têm a oportunidade de atuar diretamente no atendimento ao público, elaborar petições iniciais e acompanhar processos em áreas como direito do consumidor e civil. Além disso, sensibiliza para a importância social da advocacia, preparando-os para o mercado com uma visão humanizada e senso de justiça”, enfatiza.
Os interessados podem comparecer no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU Maceió, localizado na Rua José de Alencar, bairro Farol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (82) 9 9167-2948.
Redação com Arapiraca Notícia
Compartilhe.