🇧🇷 Ana Paula Lins e Camylle Vitória / Ascom Seduc
A rede estadual de ensino teve aumento de 11 pontos percentuais na participação de estudantes nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024. Dados levantados pela Secretaria de Estado da Educação apontam que, em comparação com a edição 2023, o número de participantes subiu de 69,5% em 2023 para 80% em 2024.
O crescimento é superior ao que se registrou em Alagoas e no Brasil em 2024. No estado, a média de participantes nos dois dias passou de 68,2% para 72,1%, um aumento de quase 4 pontos percentuais, enquanto no Brasil passou de 70% para 71,45%, um avanço de 1,45 pontos percentuais.
“Tivemos um aumento significativo de participação efetiva dos estudantes da nossa rede, ficando acima do percentual de participação nacional. Assim como ocorreu no país, esse aumento interfere na média final”, avalia Danielly Verçosa, gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação.
Em 2024, o programa do Governo de Alagoas criado para fortalecer a preparação dos alunos da rede estadual obteve números expressivos. O Foca o Enem garantiu a distribuição de um milhão de impressões do material didático específico, e ofereceu 229 aulas sobre diversas áreas do conhecimento. Também foram realizados 16 aulões online, ao vivo, para todas as escolas. Os vídeos alcançaram 71.973 visualizações.
Além disso, com o Simulado Foca o Enem, todos puderam treinar o cumprimento das regras, o tempo destinado à prova, a quantidade de questões, o preenchimento da folha de resposta e a produção de redação, entre outros procedimentos relacionados ao exame.
DEDICAÇÃO
Os resultados do programa já podem ser observados nas notas alcançadas pelos estudantes de escolas estaduais na prova de Redação, a mais temida do Enem. Levantamento preliminar da Seduc mostra que uma parcela considerável de alunos concluíntes da rede estadual obteve notas acima de 900 pontos.
Uma delas é Camilla Oliveira, da Escola Estadual Edmilson Pontes, no Farol, que conseguiu 960 pontos na redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Ela relata o auxílio que recebeu durante todo o ano letivo de seus professores e como o Foca o Enem a ajudou nesta etapa.
“Durante o ano, fizemos várias atividades que contribuíram muito para essa aprendizagem e o Foca o Enem foi muito importante. Com ele, conseguimos praticar para estarmos preparados para o dia da prova, além do auxílio do nosso professor, que fez várias redações com a gente ao longo do ano e isso nos ajudou a nos prepararmos melhor.” frisou Camilla.
Quem também pontuou 960 pontos na redação foi Anna Jhulia Ferreira, da Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet, no bairro do Tabuleiro dos Martins. Anna contou que pretende se tornar a primeira pessoa de sua família a ingressar no Ensino Superior: a jovem almeja uma vaga no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela disse que está realizada com a nota que alcançou.
“Em 2024, eu me dediquei inteiramente aos estudos. Meu objetivo sempre foi entrar na Federal e é muito gratificante alcançar uma nota que mostra que todo o esforço valeu a pena. Quando eu conseguir ingressar em Jornalismo, que eu sei que vou, sinto no meu coração, serei a primeira da minha família a fazer faculdade”, estima a garota.
SISU 2025
Após a divulgação das notas do Enem, o próximo passo dos candidatos é fazer a inscrição nos cursos ofertados na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Alagoas, são 5.250 vagas, sendo 4.015 para a Ufal e 1.235 para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Pela Ufal, são 98 cursos distribuídos nos campi Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia, enquanto pela Uneal, são 36 cursos espalhados pelos campi Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Maceió.
Para realizar a inscrição no Sisu, são necessários os seguintes procedimentos: acessar a página do Sisu (https://sisualuno.mec.gov.br/#/login), clicar em “fazer inscrição” e entrar com seu perfil do gov.br, confirmar os dados de contato, preencher o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas e escolher até duas opções de cursos. Nessa etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis – conferir e confirmar os dados do curso e da modalidade escolhidos.
Após confirmar a inscrição, o estudante será encaminhado para a tela “minha inscrição”, na qual estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial. Os candidatos terão até dia 21 de janeiro para realizar as inscrições e o resultado da classificação será divulgado no dia 26.
CRONOGRAMA SISU 2025:
Período de Inscrições: 17 a 21 de janeiro
Resultado: 26 de janeiro
Matrículas: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Redação com Agência Alagoas
Espaço Publicitário
Mantenha-se Informado(a)
Acesse o Portal ABN !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️