Por Camylle Vitória/Ascom Seduc
Três estudantes da rede estadual de Alagoas foram selecionadas para o programa Futuras Cientistas, iniciativa do governo federal que busca promover a equidade de gênero nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, elevando a participação feminina. Ao longo desta semana, elas frequentaram a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), palco do programa no estado, ocasião em que puderam fazer vários experimentos numa grande imersão científica.
O programa acontece durante as férias escolares em todo o país e, em Alagoas, as estudantes Isadora de Sá Pereira, Maria Clara Lino e Brenda Kaline Félix desenvolveram um plano de trabalho sobre biorrefinarias e a indústria oleoquímica, que faz uso de matérias-primas renováveis. As aulas aconteceram, durante quatro dias, nos laboratórios do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal.
Isadora é aluna da Escola Estadual de Pariconha, que, em maio de 2023, passou por uma ampla reforma na qual o Governo de Alagoas investiu mais de R$ 800 mil, beneficiando, diretamente, quase 600 estudantes da região sertaneja. Ela lembra que contou com o apoio de seu professor de Física, Saulo Lima, para se familiarizar com a disciplina. A aproximação serviu de combustível para que ela se inscrevesse no programa que também oferta a possibilidade de estágio.
“É difícil se encantar por algo que não te é apresentado como uma escolha. Por isso é que esse incentivo foi fundamental para que eu pudesse viver uma nova experiência”, atesta a aluna da 3ª série do Ensino Médio, destacando o quão gratificante foi a oportunidade de já adquirir conhecimento prático ainda na educação básica.
Para Maria Clara, aluna da Escola Estadual Profª Maria Antônia de Oliveira, de Matriz de Camaragibe, participar do Futuras Cientistas serviu para lhe abrir a visão sobre a ciência. “As pessoas veem algumas disciplinas como algo chato. Elas não crescem tendo a chance que nos foi dada. Mas esse programa me fez enxergar a Química com outros olhos. Por isso é que eu só tenho a agradecer aos professores da minha escola, por todo o apoio. Também foi muito bacana conhecer pessoas e saber como seria se eu decidisse cursar Química na universidade”, recorda.
As aulas contaram com a supervisão da coordenadora do programa, Simoni Plentz Meneghetti, que salienta o alcance da iniciativa. “Esses projetos são importantes porque proporcionam a possibilidade dessas meninas conhecerem a universidade e aumentarem seu conhecimento. Estamos colaborando com essa inclusão, que é estratégica, fomentando o pensamento diverso na ciência. Além do mais, isso também nos recicla enquanto profissionais da área”, destaca a professora.
Programa Futuras Cientistas
O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.
Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, o programa busca reduzir barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular – destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Thiago Ataíde/Ascom Seduc
Por Redação com Agência Alagoas