Por Rayssa Cavalcante
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas e pai do governador Paulo Dantas, Luiz Dantas, morreu nesta quarta-feira (5), aos 75 anos, em um hospital de São Paulo. Ele lutava contra um câncer.
O corpo de Luiz Dantas será sepultado no cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.
Dantas atuou em quatro mandatos consecutivos como Deputado Federal de 1991 a 2007, além de ter sido secretário de Saneamento e Energia de Alagoas e secretário da Fazenda do Estado de Alagoas.
Ele era formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi presidente da Assembleia Legislativa entre 2015 e 2017.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Luiz Dantas teve uma carreira marcada pela atuação no Congresso Nacional e em cargos executivos no governo estadual. Ele atuou como Deputado Federal por quatro mandatos consecutivos.
Ao longo de sua carreira parlamentar, o deputado desempenhou diversas funções importantes. Entre janeiro e fevereiro de 1995, foi nomeado Secretário de Saneamento e Energia de Alagoas, função que exerceu novamente entre fevereiro de 1995 e julho de 1997.
Dentro da Câmara dos Deputados, ele teve ampla participação nas comissões permanentes e especiais. Foi titular e suplente de diversas comissões, incluindo as de Agricultura e Política Rural, Economia, Indústria e Comércio, e Finanças e Tributação, além de integrar a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização como suplente. Também esteve presente em comissões especiais, como a PEC nº 57/95, sobre o voto facultativo, e a PEC nº 308/96, sobre a acumulação de emprego público, onde exerceu o cargo de Primeiro-Vice-Presidente.
Na sua atuação no Congresso Nacional, destacou-se pelo seu envolvimento com a Transposição do Rio São Francisco, como titular do Grupo de Trabalho criado para tratar do tema.
Além de sua carreira política, Luiz Dantas exerceu relevantes cargos executivos. Foi Secretário Estadual da Fazenda do Estado de Alagoas, entre 1987 e 1989, e também ocupou o cargo de Secretário de Saneamento e Energia de Alagoas, entre 1995 e 1997, período em que deu contribuições significativas à gestão pública estadual.
Redação com Gazeta Web
Espaço Publicitário !
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️