Anadia/AL

13 de junho de 2024

Anadia/AL, 13 de junho de 2024

EXCLUSIVO: Paulo Pimenta, ministro para reconstrução do RS

Laércio Portela, pernambucano, será ministro interino da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de maio de 2024

Brasil

Ricardo Stuckert / Presidência da Republica

Por Ricardo Noblat

Lula anunciará oficialmente amanhã (15/05), quando desembarcar para sua terceira visita a Porto Alegre em menos de 15 dias, que será criado o Ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

E que o deputado federal gaúcho Paulo Pimenta (PT-RS), atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, será o titular do novo ministério.

Responderá doravante pela Secretaria de Comunicação Social, na condição de ministro interino, o pernambucano Laércio Portela, até aqui secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República.

Foi de Pimenta a escolha de Portela, assim como de Lula, exclusivamente dele, a escolha de Pimenta para a nova função. Pimenta aspira governar seu estado a partir de 2026.

Finalmente, caiu a ficha de Lula para a questão climática, a mais importante deste século. Lula considera que a criação do ministério a ser ocupado por Pimenta terá repercussão internacional.

Foi com esses e outros argumentos parecidos que Lula convenceu Pimenta a aceitar o convite para trocar de ministério. O novo será um ministério extraordinário, a ser extinto quando cumprida sua missão.

Não será um ministério executor de tarefas, mas estruturador de tarefas a serem executadas pelos demais ministérios, coordenador de ações e cobrador de resultados.

Terá sede em Porto Alegre e uma equipe do tamanho necessário para dar conta do recado. Pimenta disse sim a Lula há pouco, e foi taxativo: “Se é uma missão, estou pronto”.

Pimenta calcula que levará de quatro a seis meses para fazer o que Lula lhe encomendou, mas não descarta a hipótese de precisar de mais tempo.

Fonte: Metrópoles

Galeria de Imagens