Por Ana Daniella Leite / Ascom Seagri
O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou nessa quinta-feira (14) ao Alto Sertão, transformando o calçadão do Centro de Delmiro Gouveia em um espaço de oportunidades para pequenos produtores, e mostrou a força que a região tem na produção agrícola.
O evento reuniu 30 estandes com a participação de cerca de 40 empreendimentos da agricultura familiar dos municípios de Olho D’Água do Casado, Pariconha, Piranhas, Água Branca, Canapi, Mata Grande, Penedo, Inhapi, Maceió e Delmiro Gouveia. Uma ampla diversidade de produtos esteve à disposição do público: mel de abelha, chips de banana, batata doce e macaxeira, milho verde, frutas, legumes, hortaliças, raízes, artesanato e comidas típicas da região.
Foto: Tatiane Bastos / Ascom Seagri
Mais do que uma feira, o evento funcionou como ponto estratégico de conexão entre agricultores, consumidores, estabelecimentos comerciais e parceiros institucionais, abrindo portas para novos mercados e fortalecendo redes de comercialização no estado.
“O circuito de feiras tem um papel agregador, é um espaço de reconhecimento do trabalho dos agricultores familiares e uma forma de criar possibilidades para a abertura de novos negócios para a comercialização da produção. Queremos ampliar a venda direta desses produtos, seja in natura, agroindustrializados ou artesanato para a rede hoteleira, bares e restaurantes, incrementando assim a experiência dos turistas que nos visitam, no sentido de fomentar o acesso a tudo que é produzido em Alagoas”, afirmou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues – Foto: Tatiane Bastos / Ascom Seagri
Ela destacou, ainda, que o Governo de Alagoas está fortalecendo o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), para garantir mais qualidade nos produtos ofertados aos mercados interno e externo. “Junto com a Adeal, a Emater e o Iteral, construímos uma agricultura forte que alcance não só o mercado local, mas que também consiga exportar para outros estados do Brasil e também do mundo”, ressaltou.
Um dos principais objetivos do circuito é criar condições para que a produção da agricultura familiar alcance novos espaços de escoamento, incentivando a formação de uma rede de fornecedores capaz de atender diretamente o comércio e ampliar a renda dos produtores. Ao longo do ano, o evento percorrerá outras cinco regiões de Alagoas, mobilizando cooperativas, associações e empreendedores individuais.
Para Joene Silva, integrante da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco (COOAFAQ) e do Apiário Somos do Alto, do município de Penedo, quanto mais os produtos são divulgados, maior é a possibilidade de geração de renda para os cooperados.
“É muito importante poder divulgar, alcançar mais pessoas e com isso valorizar ainda mais o que a gente produz. A ideia é que consigamos participar de todas as etapas do circuito de feiras, já estivemos nas edições de Penedo, Marechal Deodoro e agora estamos aqui, em Delmiro Gouveia. Nós temos condições de atender a todos os pedidos, sejam eles com um volume pequeno ou de grande porte”, comemorou a agricultora.
Ainda durante a cerimônia de abertura, Rosângela Freire, Secretária Municipal de Administração de Delmiro Gouveia, que representou a prefeita da cidade, Ziane Costa, enfatizou como a feira conseguiu apresentar a potencialidade e a qualidade dos produtos oriundos do Alto Sertão alagoano.
Foto: Tatiane Bastos / Ascom Seagri
“É uma enorme satisfação receber um projeto como esse do Governo do Estado em nossa cidade, um evento que valoriza os agricultores locais e regionais. É muito importante mostrar para o pequeno agricultor que ele tem potencial para participar de feiras regionais, que sinta orgulho da qualidade e do volume de tudo o que produz”, afirmou.
A programação da etapa do Alto Sertão contou com apresentações culturais, que atraíram e animaram o público presente, e com a roda de conversa “Diálogo para o Desenvolvimento: Cooperativas, Crédito e Sustentabilidade”, promovida pelo Sebrae/AL. O encontro discutiu desafios e oportunidades do setor, reforçando a importância do cooperativismo e do crédito para o fortalecimento da agricultura familiar.
Promovido pelo Governo de Alagoas e realizado pelas secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL e apoio das prefeituras municipais, a próxima etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizado na região do Planalto da Borborema, no município de Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto.
Redação com Agência Alagoas
👉🏾 Mantenha-se Informado(a).
👉🏾 Acesse: alagoasbrasilnotícias.com.br
👍 Curta & Compartilhe 👁️🗨️