Anadia/AL

22 de maio de 2024

Anadia/AL, 22 de maio de 2024

Feira Grande celebra 70 anos de emancipação com dois dias de festa

Programação começa nesta quarta-feira (24).

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de abril de 2024

Municipios

Cidade agrestina vai comemorar 70 anos - Foto: Assessoria

Por Davi Salsa 

Os 70 anos de emancipação política de Feira Grande serão comemorados, esta semana, com dois dias de muita festa na cidade.

Nesta quarta-feira (24), a partir das 14 horas, no Calçadão do Comércio, está marcado o desfile cívico e estudantil pelas ruas centrais da
cidade.

O prefeito Flávio do Chico da Granja (MDB), a primeira-dama Patrícia Medeiros e demais autoridades locais irão participar do evento ao lado dos moradores e convidados.

A programação festiva segue na quinta-feira (25), com a realização de shows musiciais e grandes atrações artísticas, entre elas o cantor Pablo, a banda Desejo de Menina, Heitor Costa, Júnior Vianna e Paulo Vaqueiro.

Passeio da Emancipação

Outro evento que vai celebrar o aniversário da cidade está marcado para o domingo (28): o Passeio da Emancipação. O evento esportivo
independente vai reunir atletas e maratonistas da cidade e de localidades vizinhas, a partir das cinco horas da manhã.

Serão 14 quilômetros de maratona, percorrendo as localidades de Santana, Pilões, Sítio Mata, Terra Vermelha, Poço do Boi, Oiti e Feira Grande.

História

Segundo fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o início da povoação do município de Feira Grande deve-se a Francisco José
Gonçalves, que fixou residência no lugar. Ele atraiu outras famílias, dada a fertilidade do solo. Com o passar do tempo, a localidade se desenvolveu passando a ser conhecida pelo nome de Mocambo.

A feira passou a ser uma das maiores que se realizavam nas imediações, razão por que começou a ser chamada de “Feira
Grande”. Em 1953, foi oficialmente fixado o nome de Feira Grande no lugar de Mocambo. Mesmo assim, Feira Grande ainda ficou subordinada ao município de Traipu e depois a São Braz, até ganhar sua independência em 25 de abril de 1954.

Redação com Tribuna Hoje

Galeria de Imagens