O primeiro feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), deve levar um número ainda maior de visitantes ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Essa é a expectativa de representantes do movimento negro, de autoridades estaduais e daqueles que comercializam produtos no platô e no entorno da Serra da Barriga, em União dos Palmares.
“Este ano a expectativa é que venham mais pessoas, por conta de ser um feriado nacional”, afirma Jéssica Lemos, que há 8 anos comercializa peças artesanais, camisas e outros itens com temática afro-brasileira no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Ela reforçou o estoque, de olho nas vendas.
“A gente vende o ano todo. Só no inverno que baixa, mas, digamos assim, a alta temporada é agora em novembro. É agora que a gente tá botando estoque pra vender bastante no dia 20”, revela, animada com a movimentação, que se intensifica a partir desta terça-feira (19) com atividades promovidas pelo projeto afro-cultural ”Vamos Subir a Serra”, em sua 8ª Edição.
A lei (Nº 14.759) que torna feriado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de dezembro de 2023, sancionada no dia anterior pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, e já era feriado em seis estados, inclusive em Alagoas, e cerca de 1,2 mil cidades.
Para o guia de afroturismo Helcias Pereira, tornar o Dia Nacional da Consciência Negra feriado nacional significa uma grande vitória para os movimentos sociais negros de todo o Brasil.
“Temos muito a conquistar pela frente, mas os avanços já existem e nós estamos confiantes de que esse feriado nacional vai nos proporcionar uma interatividade maior e um plano de ação que vai nos unir cada vez mais. Então o movimento negro que é amplo, que tem várias vertentes no estado brasileiro, vai naturalmente crescer com esse feriado nacional”, avalia Helcias.
Números
Segundo levantamento realizado pela Fundação Cultural Palmares, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares registrou, em 2023, um aumento de 5.059 visitantes, o equivalente a 13,18%, em comparação ao ano anterior.
Em 2022, o local recebeu 36.875 visitantes, abrangendo todos os 27 estados brasileiros, com 134 estrangeiros de 32 países diferentes, representando os cinco continentes do planeta.
Já em 2023, o resultado revelou um total de 41.734 visitantes, englobando 35.192 provenientes de estados brasileiros, mais 247 estrangeiros, representando 33 países de diferentes continentes, incluindo Américas, Oceania, Ásia, Europa e África.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, diz que o feriado nacional desta quarta-feira (20) é mais um atrativo para que o Parque Memorial Quilombo dos Palmares receba ainda mais visitantes.
“De acordo com a Decolar, uma das maiores agências de viagens, somos o 6º destino do país com mais procura dos turistas para este feriado da Consciência Negra, de acordo com as buscas por passagens aéreas. Isso reforça a importância do trabalho que vem sendo realizado, em relação à promoção e venda do nosso destino, tanto para turistas nacionais quanto para internacionais, além da capacitação de profissionais do setor”, pontua a secretária.
Parque Memorial
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, teve as obras de reforma e modernização inaguradas em 25 de maio do ano passado, o Dia da África, Foi também nesta data, em 2007, que a infraestrutura do parque foi concluída e entregue à Fundação Cultural Palmares.
A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural Brasileiro e do Mercosul. Desde 1986, está inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
Os equipamentos de sonorização recuperados contam com áudios de grandes personalidades negras, como a atriz e Ialorixá Chica Xavier, e os artistas Leci Brandão, Djavan, Carlinhos Brown e Tony Tornado.
Os áudios têm ainda trilha sonora dos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas, e participação especial de Leila Pinheiro. Já o Aplicativo Serra da Barriga traz a modernidade, conectando a Serra da Barriga e o Parque Memorial com o mundo.
Procedentes de Santa Catarina, a professora aposentada Rosa Alba e o historiador Alzumir Rosari visitaram a Serra da Barriga no dia 3 de novembro. Hospedados em um hotel da capital com familiares, decidiram conhecer o Parque Memorial após encontrarem um folder que informava sobre o passeio.
“É difícil descrever”, confessou Rosa, ao falar sobre a visita. “É muita história, muito conhecimento. Isso do ponto de vista, assim, digamos, da materialidade. Mas acho que é uma experiência do ponto de vista da espiritualidade. Saber também que esses guerreiros, esse povo sofrido conseguiu resistir há tanto tempo”, completa.
“Palmares é um símbolo espiritual, histórico, cultural. Não que não tivesse existido centenas de outros quilombos pelo Brasil afora, mas aqui foi o mais duradouro, o maior e onde tem uma simbologia mais forte”, acrescenta Alzumir.
Celebração
Para celebrar o primeiro feriado nacional do de Zumbi e da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), os governos federal e estadual preparam uma programação especial no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
A programação inclui uma série de atividades culturais e homenagens que exaltam a história e o legado do povo negro e de grandes figuras como Zumbi e Dandara dos Palmares.
O evento começa às 8h50 com a recepção das autoridades em cortejo com representantes de religiões de matriz africana, seguida de assinatura de atos e apresentações culturais de maracatus, afoxés e diversas performances musicais que enaltecem a ancestralidade e a resistência negra.
Programação
Tablado oficial
08h50 – Recepção das autoridades pelo cortejo dos religiosos de matriz africana
09h10 – Assinatura de Atos e Pronunciamentos
Cortejos
9h – Maracatu Baque Alagoano
10h30 – Dandaras
12h – Afoxé Povo de Exú
13h30 – Afoxê Odo Yá
15h – INAÊ
16h – Coletivo Afro Caetê
Palco
08h30 – Samba de Roda Posú Betá
09h30 – Igbonan
10h30 – Zeza do Coco
11h30 – Afro Mandela
12h – Afro Afoxé
12h30 – Mel e as Tamboricas
13h30 – Maju Shanni Drag Queen
14h30 – Nana Martins
15h30 – Mary Alves, Sakura e Arielly Oliveira
16h30 – Orquestra de Tambores
Palco do Reggae e Hip Hop
09h – DJ Waliston
11h – Hip Hop MC Tribo
13h – Batalha diversos MCs
15h – Hip Hop Quilombrothers
Palco Lagoa
10h30 – Afoxé Ofá Omim
12h – Grupo Afro Muquén Olóómi Áyè
13h30 – Afro Zumbi
15h: Oyamessan banda afro
Palco Oca – Contadores de Histórias
09h – Carmen Freire
13h – Paula Quintino
Palco Adicional
10h30 – Afoxé Omorewá
11h30 – Os Verdelinhos
12h30 – Wellington Pinheiro e os Chorões
13h30 – Everaldo Borges
14h30 – Nara Cordeiro
Redação com AL NB
Compartilhe.