Os seis filhos de uma alagoana de 55 anos de idade, que estava internada no Hospital da Mulher (HM), em Maceió, autorizaram a doação de seus órgãos para transplantes. Acometida por Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico, ela teve morte encefálica constatada pela equipe médica e, graças ao gesto de amor e solidariedade, nesta quinta-feira (14) foram captados os dois rins e as duas córneas.
Esta é a segunda captação de órgãos para transplantes realizada no Hospital da Mulher, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Medida que contribui para a redução do número de pacientes que aguardam na lista de espera, que segundo a Central de Transplantes de Alagoas conta com 493 pessoas, sendo 485 esperando por uma córnea, sete por um rim e um por um coração.
A captação
O procedimento foi realizado pela própria equipe do centro cirúrgico do HM e aconteceu com apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). A enfermeira da OPO, Anne Costa, destacou que a Sesau não tem medido esforços para zerar a lista de alagoanos que necessitam de transplante de órgãos.
“Nós somos gratos primeiramente à família pelo gesto de amor ao próximo e por estar devolvendo vida para outras pessoas que aguardam na lista de transplante. A Central Estadual de Transplantes, a OPO e a Sesau não têm medido esforços para que a fila de pacientes que precisam de órgãos seja zerada. Que mais pessoas possam dizer sim para doação de órgãos”, afirmou a profissional.
Redação com Alagoas web
Compartilhe.