Anadia/AL

2 de setembro de 2025

Anadia/AL, 2 de setembro de 2025

Flávio Dino é atacado por bolsonarista em voo na véspera do julgamento de Bolsonaro

Aos berros, mulher tentou agredir ministro do STF em um avião comercial e foi detida pela PF.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 2 de setembro de 2025

B.2

Flávio Dino. Créditos: Fellipe Sampaio/STF

PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foi alvo de um ataque verbal dentro de um avião da Latam na tarde desta segunda-feira (1º), em São Luís (MA), quando embarcava para Brasília. Uma mulher, em meio a gritos e insultos, tentou avançar em direção ao ministro, mas foi contida pela equipe de segurança. O episódio ocorreu justamente na véspera do início julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados na Primeira Turma do STF por tentativa de golpe de Estado.

Segundo relatos de passageiros e da própria assessoria do ministro, a mulher disparou frases como “não respeito essa espécie de gente” e “o avião está contaminado”. Também chegou a apontar para Dino e gritar “o Dino está aqui”, em uma clara tentativa de inflamar outros ocupantes da aeronave. Um grupo de pessoas próximas à passageira teria endossado as hostilidades. O clima de tensão só foi contido após a intervenção de um segurança e da chefe de cabine, que advertiu a agressora.

Na sequência, um agente da Polícia Federal (PF) entrou no avião ainda em São Luís, conversou com a equipe de Dino e informou que reportaria o caso à superintendência da PF em Brasília. Ao pousar na capital, a mulher foi retirada da aeronave e conduzida para prestar depoimento.

A agressora chegou a comparar a abordagem da PF com uma suposta perseguição ao ex-presidente condenado, gritando: “Parece que vieram pegar o Bolsonaro aqui dentro”.

O ataque a Dino não foi um ato isolado, mas parte do ambiente de violência política incentivado por Jair Bolsonaro e seus seguidores, que continuam a tratar adversários como inimigos a serem eliminados. Não por acaso, o episódio aconteceu na véspera de um julgamento histórico: a Primeira Turma do STF poderá condenar, pela primeira vez na história do país, um ex-presidente e generais por tentativa de golpe de Estado.

Confira a nota divulgada pela assessoria de Flávio Dino sobre o caso.

“A assessoria informa que o Ministro Flávio Dino estava sentado e trabalhando, de cabeça baixa, aguardando a decolagem do voo São Luís — Brasília na tarde desta segunda-feira (1), quando uma mulher, aos gritos, embarcou e iniciou uma série de agressões contra o Ministro. A passageira em questão gritava que “não respeita essa espécie de gente” e que o “avião estava contaminado”. A mulher tentou avançar em direção ao local de assento do ministro, sendo contida pela intervenção de um segurança, que se colocou entre ambos. Ressalte-se que a passageira também gritava frases como “o Dino está aqui”, apontando para o ministro, em clara tentativa de incitar uma espécie de rebelião a bordo. A mulher somente cessou sua conduta após ser advertida pela Aeromoça Chefe de Cabine. Um agente da Polícia Federal lotado no aeroporto de São Luís foi acionado, adentrou o avião e informou à segurança do ministro que iria comunicar à superintendência de Brasília. A assessoria do Ministro Flávio Dino lamenta o ocorrido e informa que todas as medidas cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes. Agressões físicas e verbais, ainda mais no interior de um avião, são inaceitáveis, inclusive por atrapalhar outros passageiros e colocar em risco a operação do próprio voo, que é um serviço essencial.”

Redação com Revista Fórum

✨ Mantenha-se Informado(a).
✨ Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress