O geólogo Marcos Eduardo Hartwig, da Universidade Federal do Espírito Santo, vai apresentar ao Ministério da Ciência e Tecnologia o relatório sobre o deslocamento do solo na região de mineração da Braskem em Maceió.
O convite foi feito pela ministra Luciana Santos, por meio de sua assessoria, informou o jornalista Ricardo Mota nesta segunda-feira, 11.
O estudo, coordenado por Hartwig e divulgado na sexta-feira, 8, indica que o solo continua em movimento, com recomendação para ampliação do mapa de riscos da área. A pesquisa foi apresentada em audiência pública no auditório João Sampaio, no Cesmac, bairro do Farol.
Hartwig destacou que a Estação de Tratamento de Água Cardoso, próxima ao bairro do Bebedouro, está em zona crítica, com deslocamentos que afetam sua estrutura. Imagens mostraram rachaduras e vazamentos na adutora, mesmo após reparos com concreto.
Fissurômetros instalados na estação medem a evolução das trincas, apontando deslocamentos anormais no imóvel. O estudo envolve o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, UFES, University of Leipzig, Leibniz University Hannover e pesquisador do GFZ – Helmholtz Centre for Geosciences.
O defensor Ricardo Melro, que coordenou a ação entre as instituições, deve entregar o resultado do estudo pessoalmente ao prefeito JHC.
Redação com Jornal Extra
👉🏾 Mantenha-se Informado(a).
👉🏾 Acesse: alagoasbrasilnotícias.com.br
👍 Curta & Compartilhe 👁️🗨️