Por: Vitor Guerra
Sílvio Santos na Globo! A emissora da família Marinho vai comemorar 60 anos e quer homenagear o ícone da tv brasileira , que começou a carreira de sucesso estrondoso na justamente na Globo onde ficou de 1965 e 1976.
Segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, do IG, a homenagem ao dono do Baú da Felicidade faz parte de uma série de projetos especiais para comemorar, em 2025, as seis décadas de existência da Globo.
O canal do Rio de Janeiro estaria tentando negociar a participação direto com o apresentador, de 93 anos, que se afastou da TV. A última vez que foi ao SBT foi em 2022. Seria o máximo ver Silvio de novo, e agora no plim-plim, né?
Senor Abravanel nasceu em 1930 no Rio de Janeiro. Começou trabalhando como camelô nas ruas da cidade maravilhosa vendendo capas de plástico para documentos. Isso foi nas eleições de 1946, quando ele tinha apenas 16 anos.
Com seu grande poder de comunicação, acabou indo para o rádio, onde começou a longa carreira de sucesso.
Em 1959 se tornou empresário ao comprar o Baú da Felicidade, do então amigo Manuel de Nóbrega.
Logo levou seu carisma para a televisão, comprando um espaço na extinta TV Paulista. Mais tarde ela foi comprada pela família Marinho e virou TV Globo.
E foi na Globo que Silvio conquistou o país como o maior apresentador do país. Em 1965 estreou o programa do “Silvio Santos”, aos domingos, com quadros de sucesso como Porta da Esperança e Show de Calouros, entre outros.
Em 1976, depois de discordâncias internas, Silvio saiu da Globo e levou o programa dele para a concorrente, a extinta TV Tupi. Na época, o apresentador teve audiência maior do que sua antiga emissora.
No mesmo ano, ele comprou 50% das ações da TV Record e vendeu depois para realizar seu grande sonho: criar a própria rede de televisão.
Sílvio, que começou com a TVS, no Rio de Janeiro e criou o SBT em 1981 – depois que o governo militar extinguiu a TV Tupi e dividiu os canais da emissora paulista entre Silvio Santos e Aldolpho Bloch (TV Manchete).
Logo o SBT se tornou a segunda maior emissora do Brasil.
Em 2022 a fortuna de Senor Abravanel foi avaliada em R$ 1,9 bilhão.
Especial 60 anos da Globo
Além de Silvio, a emissora também quer reunir outros grandes nomes como Fátima Bernardes, Faustão e Cid Moreira.
Segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, Fátima já está confirmada.
Ele contou ainda que um grande número de executivos foi escalado para seguir as negociações e reunir o maior número possível de lendas da televisão.
A Globo foi fundada em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. Um ano após iniciar as operações, a TV Globo chegou a ser a quarta maior do país.
A emissora foi subindo até que, em 1969, alcançou o primeiro lugar e segue como líder até hoje.
Veja a abertura do programa Silvio Santos na Globo: