Anadia/AL

21 de julho de 2024

Anadia/AL, 21 de julho de 2024

Golpe fracassado na Bolívia: veja o momento em que Zúñiga é apresentado à mídia na condição de detido

Logo após ser encurralado pelo ato criminoso, ele foi apresentado à imprensa mundial como o responsável pela articulação do golpe, agora na condição de detido | 05:52

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 27 de junho de 2024

GERAL

Guga Noblat | Foto: Reprodução X

O general Juan José Zuñiga, apontado por aliados do presidente boliviano, Luis Arce, como o responsável pela tentativa de golpe de Estado, foi preso nesta quarta-feira (26), após determinação da Procuradoria-Geral do país.

Logo após ser encurralado pelo ato criminoso, ele foi apresentado à imprensa mundial como o responsável pela articulação do golpe, agora na condição de detido.

Manifestantes ocuparam a Plaza Murillo de La Paz e fizeram um ato para demonstrar apoio ao presidente da Bolívia, Luis Arce, vítima de uma tentativa de golpe nesta quarta-feira (26), dia em que militares tentaram entrar no salão presidencial e, antes da investida, já estavam posicionados em frente à sede do governo, na capital boliviana. ‘Lucho (Luis Arce) não está sozinho’, gritaram os participantes do ato.

O general Juan José Zuñiga foi preso após ser apontado por aliados do presidente boliviano como uma das principais lideranças do movimento golpista. Ele chegou a pedir mudança de gabinete no governo. A tentativa de golpe foi derrotada e os generais que participaram do plano de ruptura institucional retornaram aos quartéis.

A Bolívia havia sofrido um golpe em 2019, quando o então presidente Evo Morales foi obrigado a renunciar. Oposicionistas ao seu governo e representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), que fica nos Estados Unidos, atribuíram irregularidades à campanha do governante de esquerda.

Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens