O governador da Califórnia, Gavin Newsom, convidou nesta sexta-feira, 10, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a visitar Los Angeles e testemunhar a devastação causada por um dos maiores incêndios florestais da história do estado.
O convite foi feito em carta aberta, publicada no X, poucos dias após Trump culpar o governador democrata pelo desastre, acusando-o de falhas na gestão do fornecimento de água.
Newsom pediu que Trump se reúna com vítimas, veja os danos “em primeira mão” e agradeça aos bombeiros e socorristas que combatem as chamas. Ele também criticou a politização da tragédia:
“Como você se prepara para assumir a Presidência mais uma vez, convido-o a vir à Califórnia novamente para se reunir com os americanos afetados por esses incêndios, ver a devastação em primeira mão e se juntar a mim e a outras pessoas para agradecer aos heroicos bombeiros e socorristas que estão colocando suas vidas em risco.”
Nos últimos dias, o sistema de abastecimento de água enfrentou falhas em Los Angeles, com hidrantes secos em áreas mais elevadas devido à alta demanda.
Newsom anunciou uma investigação para apurar as causas do problema. “Precisamos de respostas para garantir que isso não aconteça novamente”, afirmou.
Trump culpa governador
Donald Trump, por sua vez, atacou Newsom e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, ambos do Partido Democrata, acusando-os de má gestão.
O presidente eleito dos Estados Unidos chamou Newsom de “Gavin Newscum” e o culpou pela falta de água para combater o incêndio.
“Os dois são totalmente incompetentes”, disse Trump em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida.
“Uma das melhores e mais belas partes dos EUA está sendo reduzida a cinzas. Gavin Newscum deveria renunciar. Tudo isso é culpa dele!!!”, escreveu Trump, modificando a grafia do sobrenome do governador para formar a palavra “scum”, que significa “escória” em português.
Redação com o Antagonista
Espaço Publicitário
Mantenha-se Informado. Acesse o Portal.
ABN | Alagoas Brasil Notícias.
Curta e Compartilhe