Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Governador Paulo Dantas institui Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural

Iniciativa vai promover desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos empreendimentos da agricultura familiar.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de julho de 2024

Alagoas 5

Política de assistência técnica e extensão rural prioriza um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a cultura dos produtores familiares - Fotos: Edvan Ferreira e Tatiane Bastos / Ascom Seagri

Tatiane Bastos / Ascom Seagri e Letícia Cardoso / Ascom Emater

Durante as comemorações pelos 100 anos de Emancipação Política de Arapiraca, na tarde desta quinta-feira (04), o governador Paulo Dantas sancionou a lei que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PEATER). O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos empreendimentos da agricultura familiar.

“Nós temos que cada vez mais preparar o agricultor familiar com as melhores experiências, com ciência e tecnologia e inovação para que ele produza com qualidade, melhore a sua rentabilidade e garanta a sucessão no campo, que é um processo muito importante”, destacou o governador.

Adaptada às particularidades do contexto rural do Estado, a política prioriza um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a cultura dos produtores familiares, garantindo a diversidade de produção e segurança alimentar, como também reconhece e busca assegurar  o direito de acesso  às políticas públicas relacionadas ao incremento da produção agrícola.

“A agricultura familiar é um dos pilares na produção agrícola do nosso país. O Governo de Alagoas, através da Seagri, tem trabalhado no fortalecimento da produção dos produtores e das produtoras familiares. Além de garantir segurança alimentar, o fortalecimento desses agricultores melhora a produtividade. E isso aliada a políticas públicas de acesso a mercados gera independência financeira a mais dessas famílias do campo”, explicou a secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues. 

A articulação conjunta e multisetorial dentro dos aspectos da agricultura familiar tem sido trabalhada dentro do Governo de Alagoas. A Emater Alagoas defende que a extensão rural é um ponto de importância e que deve ser trabalhado junto às comunidades, visando não só aprimorar o produto entregue, como também reduzir desigualdades sociais e regionais, gerar renda e promover desenvolvimento.

“Nossa equipe está presente na maioria dos municípios do nosso estado acompanhando e prestando assistência aos agricultores de forma que eles possam ter mais oportunidades com seus produtos. A instituição da PEATER reforça o nosso compromisso e dá ainda mais força ao exercício diário. Continuaremos trabalhando para combater a fome e a extrema pobreza, levando mais desenvolvimento para as famílias”, salientou Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater Alagoas.

Fundo Estadual de ATER

A execução da PEATER será através da implementação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, o PROATER, que será financiado pelo Fundo Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, o FUNDATER. A participação dos  municípios  no  PROATER ocorrerá  por  meio  da  assinatura  de Termo  de Adesão ou de Termo  de Cooperação  Técnica  com a Emater Alagoas.

Novo escritório da Emater em Arapiraca

Durante o dia de entregas realizadas pelo Governo do Estado, o governador Paulo Dantas inaugurou também a sede do Gabinete da Governadoria do Interior. No local, passará a funcionar o escritório regional do Agreste I, da Emater, que engloba 13 municípios vizinhos.

O prédio fica localizado na Rua Governador Silvestre Péricles, 1065, no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca. Os técnicos da Emater estarão disponíveis para atendimento ao público das 8h às 14h, realizando procedimentos como emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), atendimento do Programa Fomento Rural, atendimento aos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte: Agência Alagoas

Galeria de Imagens