Anadia/AL

21 de junho de 2024

Anadia/AL, 21 de junho de 2024

Governo anuncia suspensão do pagamento da dívida do RS

Nesse momento, a prioridade é atender ao Rio Grande do Sul.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 13 de maio de 2024

Brasil

Antonio Cruz / Agência Brasil

Edição: Roberta Lopes / Patrícia Serrão

O governo anuncia nesta segunda-feira a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Lula para tratar especificamente desse assunto. Na saída, o ministro explicou. Primeiro que as medidas estão sendo tomadas conforme a urgência, as demandas vão chegando. E segundo que essa suspensão da dívida não vai envolver outros estados. Nesse momento, a prioridade é atender ao Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, o governador Eduardo Leite, chegou a propor a suspensão da dívida por um período mais longo, por dois anos, e depois sendo retomada aos poucos, de forma escalonada. Para o ano que vem, segundo ele, a projeção é de mais de 4 bilhões em pagamento de dívida com a União, recurso que poderia ser usado na reconstrução do estado. Até porque, Zé, é um dinheiro, o Eduardo Leite lembrou bem, que vai para a União como pagamento de dívida e depois vai voltar para o Rio Grande do Sul como ajuda, como pedido de ajuda. Só vai burocratizar o andamento desses recursos.

Para os próximos dias, terça-feira provavelmente, serão anunciadas outras medidas, mas voltadas para a população. São medidas de crédito, linha de crédito e possibilidade de um auxílio emergencial também nos moldes do que teve na pandemia, mas ainda em estudo tempo de validade e valor. Segundo o ministro da Fazenda, os diversos cenários já foram apresentados ao presidente Lula.

Redação com Radioagência

Galeria de Imagens