Anadia/AL

25 de maio de 2024

Anadia/AL, 25 de maio de 2024

Governo de Alagoas lança Edital Prêmio Carnaval 2024

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de janeiro de 2024

Blocos

Iniciativa visa impulsionar e reconhecer a produção cultural alagoana, com destaque para os desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba | Foto: Alexandre Teixeira

✨ Por Daniel Borges/Ascom Secult

O Governo de Alagoas lançou o Edital Prêmio Carnaval 2024, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19). O certame é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), que está disponível aqui,  e visa impulsionar e reconhecer a produção cultural alagoana, com destaque para os desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba.

O processo de seleção será dividido em duas etapas. A primeira, de Habilitação Jurídica, será realizada pela Comissão de Análise de Projetos (CAP) da Secult, com o intuito de verificar a documentação dos candidatos. Em seguida, a segunda etapa consistirá na Seleção das Propostas pela Comissão de Análise do Mérito e Seleção, composta por três membros especializados em cultura.

O Prêmio Carnaval 2024 tem como objetivos principais fomentar a circulação da produção cultural alagoana, reconhecer a qualificação profissional dos artistas locais, contribuir para o desenvolvimento artístico e potencializar a imagem de Alagoas através de seus agentes culturais.

“A realização do Edital Prêmio Carnaval 2024 reflete nosso compromisso em valorizar e apoiar a diversidade cultural presente nos blocos carnavalescos e escolas de samba alagoanos. Este investimento representa não apenas um estímulo financeiro, mas também um reconhecimento da importância dessas manifestações para a identidade cultural de Alagoas”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

“Ao apoiar iniciativas que vão desde os tradicionais blocos até as elaboradas apresentações das escolas de samba, buscamos não apenas fomentar a produção cultural, mas também destacar a qualificação profissional dos artistas locais, impulsionando a economia criativa e fortalecendo o orgulho e a união de nosso povo durante o período de carnaval, que é uma expressão única de nossa identidade e tradição”, reforçou a gestora.

Serão contempladas 135 iniciativas, distribuídas entre blocos carnavalescos (125 prêmios) e escolas de samba (10 prêmios), com um investimento total de R$ 875.000,00. Os desfiles devem ocorrer no período oficial do carnaval, de 9 a 18 de fevereiro de 2024.

Os proponentes podem se inscrever gratuitamente online, no Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca), através do site www.cuca.al.gov.br, ou presencialmente na sede da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, até o dia 29 de janeiro de 2024.

A participação dos proponentes está sujeita a critérios como habilitação jurídica, residência no estado por pelo menos dois anos, e a não vinculação a práticas de desrespeito a diferentes grupos sociais. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 7 de fevereiro de 2024.

✨ Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens