Anadia/AL

18 de maio de 2024

Anadia/AL, 18 de maio de 2024

Guarnição da PM auxilia gestante durante parto dentro de veículo

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de fevereiro de 2024

vv2

Foto: Ascom PM/ AL

De serviço na data do aniversário da PM, a guarnição Guardiã 2 do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM), composta pelo sargento Francisco Ramires e soldados Caio Calazans e Marconi Farias, não imaginava a ocorrência incomum que iria surgir na manhã do sábado (3), em Maceió.

Durante patrulhamento de rotina, na Avenida Gustavo Paiva, no trecho que corta o bairro Jacarecica, a equipe policial se deparou com dois homens em via pública acenando para a viatura. Inicialmente, imaginou-se que seria um caso de denúncia, ou mesmo a possibilidade de uma situação de assalto, mas qual não foi a surpresa para os militares ao perceberem que ali, no banco traseiro de um táxi, estava uma mulher em plena fase ativa do trabalho de parto.

De pronto, a guarnição analisou a situação, chegando ao entendimento de que não haveria tempo hábil para deslocamento até a maternidade. Dessa forma, o patrulheiro da guarnição, soldado Calazans, iniciou os procedimentos estabilizando primeiramente o quadro de nervosismo que estava estabelecido no ambiente, sendo auxiliado pelos demais componentes da guarnição.

A parturiente, já visivelmente exausta, foi colocada em posição favorável à evolução do parto, com as devidas instruções para fazer força apenas durante as contrações, de maneira que ele evoluísse com tranquilidade. E assim, com leveza, a criança, uma menina, nasceu amparada pelos militares, que procederam desenrolando o cordão umbilical de seu pescoço e analisando seus sinais vitais, percebendo que ela estava visivelmente saudável.

Em seguida, foi feito o deslocamento de mãe e filha até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho para os procedimentos de pós-parto. A equipe médica, coordenada pelo Doutor Nery Almeida, destacou que a ação da equipe policial foi determinante para o sucesso do parto.

Para o soldado Calazans, a experiência foi extremamente gratificante e certamente ficará marcada em sua trajetória militar. “Agimos com calma, pois um clima tranquilo era fundamental naquele momento para que tudo transcorresse dentro do esperado. Quando a criança nasceu, todo fomos tomados por uma sensação de muita emoção e também de alívio”, ressaltou.

O sentimento foi compartilhado pelo comandante da equipe, sargento Ramires. “Certamente, será uma ocorrência inesquecível em nossa carreira, pois imbuídos do sentimento de servir e proteger, auxiliamos o nascimento de uma vida. Muita saúde e felicidade para a pequena Ágatha Sofia”, desejou.

Guarnição da PM auxilia gestante durante parto dentro de veículo

*Redação com Alagoas web

Galeria de Imagens