Por: Pedro Ferreira
No último fim de semana, as Seleções de Alagoas Infantis Sub-14 de Handebol masculina e feminina venceram o Campeonato Brasileiro de Seleções, realizado no Recife-PE. O torneio é realizado anualmente pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Na oportunidade, a Seleção masculina derrotou na final a Seleção do Paraná, por 32×31. Já as meninas venceram Santa Catarina, por 28×22.
Já no feminino, Gabryelle Vitória foi premiada como melhor pivô do País. As Sofias também se destacaram. A Sofia Toscano, como melhor armadora direita, e a Sofia Leite, como melhor armadora central do Brasil.
“Premiações individuais são importantes e precisam ser celebradas. Afinal de contas, elas valorizam o trabalho feito em quadra e mostram, também, a força do coletivo”, disse Carlinhos Santos, técnico da Seleção Feminina.
E como vida de atleta não é fácil, passada a euforia dos títulos, os trabalhos para o Sul-Centro já iniciaram.
“Temos pouco mais de um mês até o início da competição e precisamos focar nos treinos”, comentou Eduardo Proffa, técnico do masculino.
CAMPEONATO SUL-CENTRO AMERICANO DE HANDEBOL
A competição é organizada pela Confederación de Sur e Centro América de Balomano (COSCABAL) e, de acordo com o calendário de competições da entidade, vai acontecer entre os dias 17 e 21 de setembro, em Assunção, capital do Paraguai.
Como é uma conquista inédita para Alagoas, esta vai ser a primeira vez, também, que eles vão trocar as cores tricolores do Estado, pelo verde, o amarelo e o azul que tremulam em na bandeira alagoana.
IDA AINDA NÃO ESTÁ GARANTIDA
Como é de costume, a CBHb entrega as vagas as Seleções campeãs nacionais, dentro do ano em curso. No entanto, o órgão não garante passagem e hospedagem. Tudo isso fica por conta das equipes. A partir de agora a Federação Alagoana de Handebol (FAHd) está travando uma guerra contra o relógio para deixar tudo pronto em tempo hábil para o torneio.
“Nada no mundo do handebol é fácil e a gente sabia que essa batalha também não seria. Agora é correr atrás de instituições e parceiros que sempre estiveram conosco para tornar mais esse sonho, que sempre esteve tão distante da gente, uma realidade”, disse Edinei Vianei, presidente da FAHd.
Gazeta web