Anadia/AL

15 de junho de 2024

Anadia/AL, 15 de junho de 2024

Hospitais de Emergência da Rede Estadual atendem mais de 600 pessoas no fim de semana

Balanço divulgado pela Sesau nesta segunda (13) aponta que o HGE assistiu 273 pacientes, enquanto que o Hospital de Emergência do Agreste atendeu 368 pacientes.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de maio de 2024

Municipio

Foto: Ascom / HEA

🇧🇷 Por Assessoria

A movimentação foi intensa nas duas unidades de emergência da Rede Estadual de Saúde durante o fim de semana do Dia das Mães, com o atendimento de 641 pessoas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta segunda-feira (13), e apontam que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu 273 pacientes, enquanto que o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, assistiu 368 pessoas.

No Hospital de Emergência do Agreste, que atende moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, foram atendidas 104 vítimas de acidentes de trânsito entre o sábado (11) e o domingo (12). Deste total, 68 se feriram após se envolverem em acidentes com motocicletas, quatro se lesionaram após sofrerem quedas de bicicleta, uma foi atropelada e 31 foram vítimas de colisão.

O Hospital Regional também recebeu 10 vítimas de agressão corporal, nove por agressão com arma branca e uma por arma de fogo. A maior unidade hospitalar do interior do Estado acolheu duas vítimas de descarga elétrica, 11 que foram picadas por escorpião, seis que sofreram mordidas de cachorro e 18 estavam com corpo estranho no olho, ou ouvido, garganta ou narina.

Os profissionais de saúde do Hospital Regional também atenderam 41 vítimas de queda da própria altura e quatro por queda de altura, além de três por queimadura. A equipe multidisciplinar da unidade realizou, ainda, 10 procedimentos cirúrgicos no plantão do fim de semana do Dia das Mães, que teve início no primeiro minuto do sábado (11) e se encerrou às 23h59 do domingo (12).

Já no HGE, que atende moradores dos 56 municípios que integram a I Macrorregião de Saúde, formada pela capital alagoana, pelos Litorais Norte e Sul e a Zona da Mata, dos 273 pacientes assistidos no último fim de semana, 194 apresentavam casos clínicos. A maior unidade hospitalar de Maceió atendeu, ainda, 65 pessoas feridas em decorrência de acidentes, sendo 41 no trânsito.

Do total de feridos em acidentes de trânsito que deram entrada no HGE no último fim de semana, 27 foram lesionados em colisões, 10 sofreram queda de motocicleta e dois foram atropelados. Houve também o atendimento a uma pessoa que sofreu ferimentos em um capotamento e foi prestada assistência a uma pessoa que caiu quando se locomovia de bicicleta.

O HGE atendeu, ainda, 21 pessoas que sofreram acidentes casuais e três que se feriram enquanto estavam trabalhando. No sábado (11) e no domingo (12) também foram atendidos 12 pacientes em decorrência de agressões, sendo cinco por arma branca, três por arma de fogo e quatro que se envolveram em luta corporal com seus agressores.

A maior unidade hospitalar da capital alagoana também prestou atendimento a duas pessoas que apresentavam queimaduras. E fechando o balanço do HGE, no feriado em que se comemorou o Dia das Mães, foram realizadas 72 internações, 55 pacientes receberam alta médica, 19 procedimentos cirúrgicos foram feitos e seis pacientes foram transferidos para outras unidades hospitalares.

Referências

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca que o balanço de atendimentos realizados pelo HGE e o HEA, no último final de semana, comprovam o alto poder de eficiência e eficácia que as duas unidades exercem. “Elas são referências no atendimento a feridos em acidentes de trânsito, por arma branca e de fogo, além de assistirem pacientes que sofrem infarto e AVC [Acidente Vascular Cerebral (AVC)]”, frisou o gestor da saúde estadual.

Redação com 7 Segundos

Galeria de Imagens